Colunista

Fortaleza-2024: por que o bolsonarista André Fernandes deve crescer – por Erivaldo Carvalho

Deputado federal é o nome de Bolsonaro na Capital / Reprodução Instagram

Na última sexta-feira (12), aqui foram destacados aspectos gerais da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Fortaleza.

A análise focou o impacto do ex-mandatário nas pré-candidaturas de André Fernandes (PL), Capitão Wagner (UB) e Eduardo Girão (Novo).

Leia aqui a íntegra.

Um dos políticos bolsonaristas mais fiéis de todo o País, André será o grande beneficiado. Por isso, merece mais algumas considerações. Vejamos:

Público surpreendeu
Todos sabiam, de véspera, que seria grande o público no Aeroporto Internacional Pinto Martins, para recepcionar Bolsonaro. Mesmo assim, surpreendeu.

O mesmo aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, onde houve o lançamento oficial da pré-candidatura do deputado federal a prefeito de Fortaleza.

Entre a chegada do ex-presidente e o evento no ginásio, uma quilométrica motociata deu uma amostra de como a campanha de André será barulhenta e agitada.

O impacto da presença do ex-presidente nos atos políticos em Fortaleza não se deu somente no meio político.

Nos bastidores empresariais da Capital do Estado, muitos representantes expressivos do PIB se contiveram – ou foram contidos pelo momento de indefinição política.

Evangélicos e votação
Outro ponto é a forte presença de evangélicos na pré-campanha do PL, com pauta conservadora e muito presente na periferia da Cidade – exatamente o perfil do pré-candidato.

Para lembrar: em 2022, Bolsonaro tirou 35,17% dos votos (530.162) no 1º turno em Fortaleza; no 2º, foi a 41,82% dos eleitores e recebeu 633.009 votos.

Lembrando, parte 2: em 2024, André não vai dividir os votos bolsonaristas com nenhuma outra pré-candidatura. Mesmo que divida, a sangria deve ser mínima.

Redes sociais
Apesar de veterano – já foi deputado estadual, hoje é federal -, André Fernandes nasceu, politicamente, nas redes sociais. Desde, então, só cresce no ambiente digital.

O pré-candidato do PL tem mais de 4,6 milhões de seguidores, assim distribuídos:

Facebook: 1,9 milhão de amigos; Instagram: 1,7 milhão de seguidores; Youtube: 512 mil inscritos e X (ex-Twitter): 502 mil seguidores.

O nome do PL tem mais público nesse território do que várias vezes a soma de todos os demais pré-candidatos.

Trata-se de um canhão eleitoral turbo, cujo potencial de alcance e estrago nos adversários ainda é uma incógnita.

Crescimento e teto
Tudo somado e considerado, são imensas as chances de André Fernandes, puxado por Bolsonaro e o bolsonarismo, subir nas próximas pesquisas de intenção de voto em Fortaleza.

Em qual posição o pré-candidato do PL vai chegar em 6 de outubro, se vai polarizar com outro nome ou mesmo chegar ao 2º turno, somente a campanha dirá.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS