Sem categoria

Vinda de presidenciáveis mexe com política local para 2022

Depois de Bolsonaro, que transitou no Cariri na semana passada, esta semana é a vez de Lula vir ao Ceará. Em um e outro caso, o motivo é um só: fazer política. Embora tivesse uma agenda oficial – entregar obras -, o presidente usou a visita para incensar lideranças locais e ganhar pontos com um eleitorado que nas últimas décadas tem se mostrado fiel não só ao seu rival maior, Lula, mas também ao grupo hegemônico no estado, liderado pelo também presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Ciente da necessidade de um palanque para reforçar sua campanha por aqui, Bolsonaro fez questão de reafirmar sua simpatia pelo Capitão Wagner (Pros), a quem apoiou para prefeito de Fortaleza, em 2020, e pretende fazer o mesmo em 2022. “Assim como Brasília tem um capitão, o Ceará também poderá ter o seu”, afirmou entusiasmado. Lula, por sua vez, tem uma missão mais complexa em sua visita: unificar o discurso dos petistas no Ceará. A ala comandada pelo deputado José Guimarães defende a candidatura de Camilo Santana ao Senado.

Seus colegas Luizianne Lins e José Airton até concordam, mas não abrem mão do PT lançar candidato próprio a governador, ou seja, nenhuma chance de apoiar candidato ligado a Ciro Gomes. Não é a primeira vez que esse tipo de impasse divide o PT cearense. Por outro lado, nunca a relação entre petistas e os Ferreira Gomes esteve tão azedada no plano local. A ver se a reconhecida habilidade política de Lula é capaz de desatar esse nó godio.

Mago do marketing
Foi-se Duda Mendonça, o primeiro grande marqueteiro político do Brasil. O baiano de 77 anos sucumbiu a um câncer no cérebro, nesta segunda-feira (16). Duda comandou a vitoriosa campanha que levou Lula a subir a rampa do Planalto, na quarta tentativa. O pulo do gato foi transformar o rústico “sapo barbudo” – apelido criado por Leonel Brizola ao anunciar apoio ao petista no 2º turno da eleição de 1989 – no icônico “Lulinha Paz e Amor”, capaz de afastar temores do empresariado e da classe média em relação a um eventual governo de esquerda. Duda, por outro lado, foi responsável pelo primeiro grande estrago na imagem do PT, ao admitir, em depoimento no Senado, em 2005, que recebera pagamentos em conta no Exterior, via caixa 2.

Galos
O sucesso de Duda Mendonça influenciou uma geração de publicitários, que tomaram do mercado depois de trabalhar – e aprender – com ele. Caso de Nizan Guanaes, seu pupilo e depois sócio. José Santana, que hoje elabora as estratégias políticas de Ciro Gomes, tinha Duda como o “Boni” da publicidade. Além do marketing, Mendonça tinha outra grande – e ilegal – paixão: as brigas de galo. Chegou, inclusive, a ser preso em flagrante quando fazia apostas numa rinha no interior do Ceará.

Nicho
A Cactvs, banco digital focado no crescimento dos microempreendedores por todo o Brasil, atingiu a expressiva marca de 100 milhões de reais em transações e 400 mil transferências Pix. Com apenas seis meses de atuação no mercado, a instituição tem conquistado a confiança de milhares de microempreendedores pelo país e já são mais de 120 mil contas. Os microempreendedores Individuais no Brasil representam 56,7% dos negócios em funcionamento no país, de acordo com os dados do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS