Sem categoria

Telemedicina em processo de regulamentação

A pandemia acelerou a expansão do atendimento médico virtual no Brasil, com diminuição de gargalos e aglomerações nas recepções hospitalares e clínicas, além de democratizar o atendimento à saúde em locais longe dos centros urbanos, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes com dificuldade de locomoção e outras adversidades. A telemedicina, porém, precisa ser regulamentada. Tarefa para a Câmara dos Deputados, que está debatendo o tema.

“A regulamentação, caso aprovada, vai significar um grande avanço para a saúde no Brasil, poderá ser disponibilizado diversos serviços como a Atenção Primária, Gestão de casos, PA Virtual e outros serviços que com toda a certeza vão aumentar a oferta de saúde a população, inclusive saúde preventiva”, explica Jorge Ferro, CEO da Iron Telemedicina. Em debate na Câmara, semana passada, com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações: TCU, OAB, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), foi unânime a defesa do uso da Telemedicina como uma ferramenta positiva e necessária, um bom sinal de que a regulamentação está a caminho.

Fracionamento aprovado
O STF ratificou lei municipal que obriga os estacionamentos de Fortaleza públicos e privados a cobrar por hora e fração. A lei municipal 10.184/201, de autoria do ex-vereador e hoje deputado estadual Acrísio Sena (PT), estabelece tolerância de 20 minutos em shoppings (e 10 minutos nos demais) e pagamento integral da primeira hora, independentemente do tempo de permanência do veículo. A partir da segunda hora, a cobrança será fracionada e efetuada a cada 15 minutos de permanência no estacionamento. Como alguns proprietários chiaram, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) levou o caso à Suprema Corte, que abraçou a tese de Acrísio, de que “as pessoas só podem pagar pelo que usam”.

Agosto dourado
Estamos em agosto. Lilás, como símbolo do combate à violência contra a mulher, mas também dourado, para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que comanda campanha de conscientização sobre o aleitamento materno e a importância da amamentação. A deputada Érika Amorim (PSD), que representa o legislativo estadual no Pacto Nacional pela Primeira Infância, alerta para a importância da doação do leite materno, ressaltando que “o Ceará tem diversos pontos de coleta que podem ser procurados para doação”. O convite está feito.

Boas ondas
No embalo da medalha de ouro do potiguar Ítalo Ferreira, na Olimpíada de Tóquio, o prefeito José Sarto (PDT) resolveu incrementar o Juventude na Onda, da Prefeitura de Fortaleza, com a inclusão, no novo edital, de 20 novas escolas de surfe com bolsas de R$ 1.300, além da entrega de kits com pranchas de surfe, bonés, camisas e outros acessórios, beneficiando 600 alunos dessas escolinhas. A notícia foi recebida com entusiasmo pela comunidade do surf. Só quem trabalha nesses projetos sabe as dificuldades. As inscrições do edital estão abertas
até 13/08.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS