Sem categoria

Pela liberdade de ir e vir dos animais nos condomínios

Projeto de Lei (PL) do vereador Pedro França (Cidadania) garante a habitação e a circulação de animais comunitários e domésticos em condomínios de Fortaleza. Mas o PL estabelece regras. Por exemplo, o animal deve ser conduzido por pessoa com idade e força suficientes para controlar seus movimentos, com o uso da guia e coleira, adequadas ao seu tamanho e porte. Também é dever do condutor do animal recolher dejetos e higienizar adequadamente o local.

“É comum mantermos um laço afetivo com nossos animais de estimação, sendo até considerados membros da família. Nosso objetivo é evitar desigualdades, respeitar o espaço de cada um”, ressalta o parlamentar. França considera “desrespeitoso” o morador do condomínio não poder transitar com seu animal de estimação. “Muitos pets são idosos e debilitados. Os tutores são sua única companhia. É extremamente desrespeitoso, imoral e antiético submeter condôminos a carregar o animal no colo ou impedi-los de circular pela área comum”, complementa.

O vereador ressalta que a Constituição consagra o direito de propriedade como um dos vetores que definem a forma de vida em sociedade, dispondo que é garantido o direito de propriedade (art. 5º, XII) e, assim, o proprietário de imóvel é livre para administrar o que ocorre em seu imóvel e ali viver. O Código Civil assegura o direito do condômino usar, fruir e livremente dispor de suas unidades e usar das partes comuns, contanto que não exclua a utilização dos demais condôminos.

A fila andou
Última quarta-feira, 10, o Fortaleza recebeu o São Paulo no Castelão, pelo Brasileirão. Foi o primeiro encontro do torcedor com o ex-técnico Rogério Ceni, hoje no tricolor paulista. Em dois cartazes, um resumo do sentimento dos tricolores cearenses. Num, a decepção com o antigo ídolo: “Judas traiu uma vez. Ceni, duas vezes!”, numa alusão às saídas do treinador no meio da temporada para assumir Cruzeiro e Flamengo, respectivamente. No outro cartaz, no melhor estilo ‘a fila andou’: “Gratidão, Ceni, mas hoje estou Vojvodizado”. Juan Pablo Vojvoda é o argentino que hoje habita os corações tricolores.

Não ao passaporte
Conservadora convicta e fiel seguidora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a vereadora Priscila Costa (PSC) requereu à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR) audiência pública para tratar da criação do Passaporte de Vacinação. A parlamentar é contrária à instituição do documento. “Quem resolveu não se vacinar por questões médicas ou particulares pode ser segregado e até visto como um cidadão de segunda categoria. Não queremos isso. Todos são iguais. Que o governador Camilo Santana repense essa iniciativa”, destacou. De acordo com Priscila, a Câmara irá tratar de forma plural e democrática o tema com a devida relevância.

Baixinho invocado
Se alguém tinha dúvida do prestígio do cearense Manoel Cardoso Linhares com o setor hoteleiro nacional, é bom rever os conceitos. Em almoço em Brasília, após a sessão solene do Senado para comemorar os 85 anos da ABIH, Linhares, que está iniciando o terceiro mandato à frente da associação nacional, foi presenteado com um busto dele mesmo, homenagem dos colegas da ABIH do Rio Grande do Norte. Esse “Baixinho” é um danado!

Boa ação
A cultura e sua diversidade são o mote da Alessandro Belchior Imóveis em mais uma Mostra Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação, em sua 13ª edição. Neste ano, a exposição tem como obra-tema um quadro do artista plástico J. Pinheiro, intitulado A Esperança pelo Esporte. As obras ficarão expostas no Hall Principal da CDL de Fortaleza e a abertura acontecerá no dia 18 deste mês, às 19 horas. Todas as obras foram doadas pelos autores e serão leiloadas no dia 11 do próximo mês. O arrecadado vai para obras sociais.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS