Sem categoria

Números caem, mas covid ainda é uma ameaça

A queda no número de casos de covid em Fortaleza é a boa notícia do momento. O Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, comemora nesta semana o fato de não ter nenhum paciente internado com a doença. O mesmo está ocorrendo em outros hospitais. Não é que a pandemia tenha acabado, ao contrário, ainda vamos ter que conviver um bom tempo com a circulação do vírus e suas variantes. Por outro lado, o número decrescente de casos, sobretudo os mais graves, deve ser creditado ao avanço da vacinação, que já está alcançando os adolescentes e já já chega às crianças.

No mês de março deste ano, no pico da segunda onda da pandemia, o Hospital Regional da Unimed (HRU) chegou a ter, em um único dia, 453 pacientes internados com covid, 177 deles em UTI. Pois bem, na última quarta-feira (8), o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, declarou, emocionado, que não havia mais nenhum paciente internado com covid no HRU. Foi a primeira vez, desde o início da pandemia, em março de 2020. Nos hospitais da rede Unimed, são apenas nove casos, no momento. “Não sei o que vai acontecer amanhã, mas hoje é um dia pra comemorar”, falou Elias.

Como se vê, a frase do presidente da Unimed contém otimismo e cautela. E esse deve ser o sentimento geral. Apesar da queda acentuada no número de infecções, ainda há óbitos ocorrendo, sobretudo entre idosos, naturalmente mais vulneráveis pelos desgastes que a longevidade naturalmente traz. A segurança deles é, também, responsabilidade de todos. Muita gente, mesmo vacinada, pode contrair o vírus e não sentir nada. Entretanto, pode transmiti-lo a alguém vulnerável. É por isso que os cuidados com a higiene e o uso de máscaras deve ser mantido.

MPEs em falta no Ceará
As empresas do setor de serviços foram responsáveis por 43% do total de empregos criados pelas Micro e Pequenas Empresas no Ceará, nos primeiros sete meses de 2021. Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o resultado mostra a força dos pequenos negócios, mas também refletem o bom desempenho da economia cearense, mesmo em um cenário de dificuldades trazidas pela pandemia. “O trabalho que vem sendo feito no Ceará ajuda a criar um ambiente propício para o desenvolvimento dos pequenos negócios, o que acaba contribuindo para estes números expressivos na geração de emprego e renda”.

Casa nova
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou projeto do deputado Acrísio Sena (PT) que determina a criação do Programa de Substituição das Casas de Taipa no Ceará, buscando proporcionar melhores condições sanitárias à população do Estado. Os recursos viriam do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Segundo o deputado, levantamento feito pela Secretaria das Cidades, em dezembro de 2020, identificou 22.947 moradias inadequadas no Ceará, sendo 10.852 seriam na área urbana e 12.095 nas áreas rurais do Estado. Só na Região Metropolitana de Fortaleza são 5.354 moradias.

Negócios de impacto
Deputado Salmito Filho (PDT) teve projeto de indicação de sua autoria acatado pelo governador Camilo Santana (PT), que o reenviou para aprovação no Legislativo na forma de Mensagem do Executivo que institui a Política Estadual de Negócios de Impacto no Ceará. Salmito fez questão de esclarecer que “é um projeto que nasceu da sociedade civil organizada do Ceará sob várias lideranças, e eu destaco a empreendedora Ticiana Rolim Queiroz, que se preocupa para além da geração de emprego e renda, com um olhar e impacto no campo social”, ressaltou o deputado.

“O fanatismo e a inteligência nunca moraram na mesma casa”

ARIANO SUASSUNA, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor
e advogado brasileiro

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS