Sem categoria

Números baixam, mas o vírus continua à espreita

Enquanto a média quinzenal de casos de covid em Fortaleza aumentou, a de óbitos diminuiu expressivamente. Para o pesquisador Antônio Vasques, o último resultado provavelmente deveu-se ao crescimento da imunização da população, que influencia também na redução da taxa de ocupação de leitos de UTIs, que baixou durante a semana.
Entretanto, Vasques salienta a preocupação com o substancial aumento de 88,2% da taxa de positividade de exames.

“Isto significa aumento da circulação do vírus na semana analisada, pois há uma correlação direta entre a taxa de reprodução do vírus e a taxa de positividade de exames. Isto pode ser comprovado pelo aumento de 37% na média quinzenal de casos, como já demonstrei”, disse.

Analisando os dados oficiais, o professor deduz que, na semana de 24 de agosto até 1º de setembro, o vírus circulou mais. Ele acha que este aumento de circulação pode ou não estar associado a variante indiana (Delta), pois não há informações da secretaria de saúde sobre como anda a circulação comunitária da variante. “Para esta variante indiana R=7, ou seja, cada pessoa contaminada infecta outras 7.”

A última semana também marca o aumento da abrangência da imunização com a vacinação atingindo agora os adolescentes, o que cria uma barreira imunológica importante, ainda mais levando-se em conta a dificuldade de manter esses jovens longe das aglomerações. “Mas não deixa de ser preocupante este aumento de casos e da taxa de positividade de exames”, ressalta Vasques. Todos devem continuar se cuidando, portanto.

Moradia para policiais
O deputado federal Heitor Freire (PSL) conversou com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, sobre as guardas municipais brasileiras e o “Habite Seguro”, programa do Governo Federal com juros mais baixos para a compra de moradias a policiais, bombeiros e demais agentes de segurança pública. “Eu mesmo protocolei um projeto de lei para garantir unidades habitacionais para policiais militares. Fico feliz em ver que essa iniciativa agora será uma realidade”, comemorou o parlamentar.

Proteção como meta
A instalação de grades ou redes de proteção para janelas e varandas será equipamento obrigatório e já deverá estar instalado pela construtora na entrega do edifício. É o que prevê no Projeto de Lei 2591/19, de autoria do deputado Capitão Wagner (Pros) e já aprovado na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara Federal. Para Wagner, a matéria é necessária e tem por objetivo prevenir quedas ou acidentes, garantindo o bem-estar de crianças, adolescentes e adultos e tentativas de suicídio.

Encontro na Amazônia
Dois cearenses, ex-alunos do Colégio Militar de Fortaleza (CMF), nos postos mais altos das suas Armas. Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, e o general de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante militar da Amazônia, num almoço no 9o Distrito Naval, em Manaus, ocasião da inauguração de uma nova Unidade da Marinha.

“É muito importante que estejamos todos unidos, respeitando as divergências, na busca de consensos, na busca de convergências […] A democracia é uma realidade […] A sociedade já assimilou esses conceitos e valores […] estaremos sempre todos unidos neste propósito de preservação da democracia!”

RODRIGO PACHECO, presidente do Senado, em reunião com governadores, em Brasília, para discutir a falta de diálogo entre os Poderes e com os estados da federação

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS