Sem categoria

Nem aí para CPI

”Fizemos a coisa certa desde o primeiro momento”. A frase, proferida em cima de um palanque em Russas, foi uma resposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao relatório final da CPI da Covid, que naquele mesmo momento era apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB), em Brasília. O relatório atribui a Bolsonaro responsabilidade direta por parte das 600 mil vítimas da covid, no Brasil, ao incentivar a população a ir no caminho inverso recomendado pelas autoridades sanitárias durante a pandemia, como o distanciamento e o uso de máscaras, além de patrocinar a distribuição de remédios ineficazes contra a doença.

Para completar, o presidente postergou de propósito a compra de vacinas. Ele apostava na propagação intencional do vírus para atingir a chamada ‘imunidade de rebanho’. A fala de Bolsonaro aconteceu durante o evento que lançou um edital de um trecho da transposição do rio São Francisco, e sinaliza a estratégia do presidente diante das acusações: desqualificar o relatório e a própria CPI, no melçhor estilo Chitãozinho e Xororó: negando as aparências e disfarçando as evidências.

Debater a educação é preciso
Deputado estadual Queiroz Filho (PDT) aproveitou a abertura da Conferência de Educação do Ceará – Rumo a Conape e a Conae – 2022, nesta quarta-feira, 20, para destacar a necessidade de espaços democráticos para debater a situação do ensino no Brasil. “Trata-se de um espaço democrático de manifestação e apresentação de temáticas, propostas de gestores, professores e estudantes por um bem comum, que é um ensino de qualidade para todos e todas”, disse o deputado, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Queiroz anunciou que uma sessão solene será realizada no próximo dia 25 em alusão ao Dia do Professor.

Vitória do MP
Valeu a pressão de associações e conselhos do Ministério Público. A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira, 20, em votação de primeiro turno, a versão do relator Paulo Magalhães (PSD-BA) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o peso do Congresso na escolha de integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), responsável por disciplinar a atividade de procuradores e promotores. Derrota do presidente da Casa, Artur Lira (PP-AL), que chegou a declarar que era preciso dar “um freio” nas ações do MP. Lira deverá marcar nova votação.

Turismo em alta
Aproveitando o retorno das atividades turísticas no Brasil, a Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia (Setcult) redobra os esforços para tornar o município um dos maiores destinos do Brasil e do mundo. Para isso, participa, entre os próximos dias 22 e 23, do Brazil Travel Market (BTM), cujo objetivo é integrar o setor de viagens e oferecer novos produtos ao mercado. A secretária Yrwana Albuquerque destaca “que o evento é uma oportunidade de apresentar atrativos do litoral para profissionais que vão convencer os turistas do Brasil e do mundo a vir visitar.”

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS