Sem categoria

Não é fácil substituir um craque

A julgar pelas mensagens e depoimentos das mais diversas personalidades do mundo político e empresarial, servidores e, também, de gente do povo, nas redes sociais, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, deixa a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) pela porta da frente. Segundo ele mesmo, com a certeza de que fez tudo o que se propôs a fazer quando aceitou a missão de comandar a pasta, de histórico reconhecidamente complicado.
E por que sair agora se a atual gestão só termina no último dia do próximo ano? Isto ele ainda não disse publicamente, o que abre uma série de especulações. Uma delas a proximidade do período eleitoral. Cabeto comprou muitas brigas para por a casa em ordem, especialmente com gestores municipais refratários a regras rígidas para a gestão das verbas destinadas à saúde.

O ano eleitoral certamente elevaria o nível das pressões. Cabeto é um técnico, médico respeitado e de clientela farta, não precisa se submeter ao jogo político. Ainda mais depois de todo o estresse de um ano e meio na linha de frente do combate à covid-19, num ambiente político extremamente polarizado no país. Pandemia em queda, a casa em ordem, preferiu sair logo. Deixa um grande legado na saúde pública e um problemão para o governador Camilo Santana: encontrar alguém de envergadura semelhante que tope comandar a pasta. O sarrafo ficou alto.

Tentativa de diálogo
“A democracia não pode ser aviltada e questionada como vem sendo neste país”. Palavras do presidente do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco após reunião com o presidente do STF, Luiz Fux, ontem (18). Os chefes do Legislativo e Judiciário tentam encontrar um caminho de entendimento entre os três poderes da República, estremecido diante dos reiterados ataques do chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, ao Judiciário e à democracia, que provocaram o cancelamento de um encontro entre Pacheco, Fux e Bolsonaro, agendada para julho passado. Fux afirma que o diálogo entre os três Poderes nunca foi interrompido, entretanto não sinalizou um novo encontro entre os três presidentes.

Papo virtual
O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), estreou em suas redes sociais no Instagram e no Facebook, nesta quarta-feira, 18, um bate-papo ao vivo com a população. Na primeira transmissão, o parlamentar abordou as últimas novidades envolvendo os trabalhos do Parlamento Estadual. O encontro vai ocorrer todas as quartas, ao meio-dia, com o objetivo de ampliar o diálogo entre a sociedade e o Legislativo. Na live de ontem, Leitão destacou o concurso público da Assembleia, que tem 33 mil inscritos concorrendo a 100 vagas.

Apicultura
Depois de vários debates envolvendo apicultores cearenses e através de um projeto de indicação do deputado Acrísio Sena (PT), a Assembleia Legislativa aprovou na sessão plenária desta quarta-feira (18), projeto de lei do Poder Executivo que institui a Política Estadual para o Desenvolvimento da Apicultura e o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura (Proapis) no âmbito do Ceará. Quem também comemorou a aprovação do projeto foi a deputada Aderlânia Noronha (SD), que em 2017 teve projeto seu de incentivo à apicultura aprovado na Casa.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS