Sem categoria

Mentira tem perna curta, mas causa estragos

Live de Jair Bolsonaro (sem partido), na qual o presidente compartilha uma mentira sobre uma hipotética relação entre a vacina contra a Covid e a Aids foi banida das redes. “Vacinados [contra a covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]”, disse ele. O vídeo não está mais disponível nas contas do presidente no Facebook e no Instagram. “Nossas políticas não permitem alegações de que as vacinas de Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas”, disse um porta-voz do Facebook.

Correta providência. Serve, ao menos, para diminuir o impacto da falsa informação, embora saibamos que o estrago já estava feito, visto que o vídeo já circula livremente há cinco dias em grupos de WhatsApp, Telegram, e pelas demais redes sociais, compartilhado sobretudo por gente que sabe que é mentira mas compartilha mesmo assim, ajudando a propagar a Fake News e iludir incautos que acreditam em qualquer baboseira postada. Aliás, e a propósito, a coluna indica um ótimo documentário que explica direitinho como funciona o processo de captura dos ‘incautos’ por meio desse processo. Chama-se O Dilema das Redes e está disponível na Netflix. Os relatos são exatamente de quem criou e perdeu o controle sobre o “monstro”. Vale muito a pena conferir.

Caminho traçado
Cid Gomes aproveitou encontro do PDT em Crateús para, mais uma vez, descartar qualquer possibilidade dele concorrer ao governo, em 2022. E o fez ressaltando a política de incentivar o surgimento de lideranças comprometidas com o projeto de crescimento do Ceará, governado pelo grupo que ele lidera há 15 anos. “Pra sua estrela brilhar, não precisa apagar a minha. Quanto mais estrelas tiver na política, na vida pública do Ceará, melhor pra mim”, disse. E indicou o caminho traçado: a manutenção da aliança PDT/PT, a partir da candidatura de Camilo Santana ao Senado. “O Camilo é hoje a estrela mais brilhante no céu do Ceará. E ele é do PT”, afirmou. “(Então) é natural que o candidato a governador seja do PDT”, concluiu.

Concede 2021
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, puxa a fila das atrações do Congresso Cearense de Direito Eleitoral (Concede) 2021, que reunirá profissionais, estudantes e pesquisadores do Direito, da Sociologia, da Ciência Política, da Administração Pública, da Contabilidade e do Marketing Eleitoral. Será nos dias 10,11 e 12 de novembro, com formato híbrido – presencial (50 vagas) e on-line. Vários magistrados já garantiram presença, dentre eles o ex-juiz titular do TRE-CE, Cássio Felipe.

Ótima iniciativa
O Outubro Rosa, mês de alerta à prevenção ao Câncer de Mama, inspirou a Campanha Amigas do Peito, em Redenção, para zerar a fila de Mamografia no município em um prazo recorde de 30 dias. Iniciativa da primeira-dama Gabriella Tavares. O programa recebeu pleno apoio do Consórcio de Saúde de Baturité, que colocou à disposição toda estrutura da Policlínica de Baturité para a realização dos exames. A lista de espera para esse fundamental exame tem cerca de 100 mulheres, cientes de que o diagnóstico precoce é fator decisivo para a cura.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS