Sem categoria

Gestão profissional ajuda a bola a entrar

Ao vencer o São Paulo na última quarta-feira (15) e conseguir vaga inédita nas semifinais da Copa do Brasil, o Fortaleza deu mais um indicativo da mudança de patamar que o clube experimenta desde que deixou, após sucessivas tentativas frustradas, o “inferno” da série C do Campeonato Brasileiro, no final de 2017.

Os traumas acumulados, se por um lado trouxeram muito sofrimento, por outro deixaram valiosas lições que, bem assimiladas, serviram de base para a consciência da necessidade de um novo modelo de gestão para o clube. As corriolas, grupos de torcedores que dirigiam o clube por diletantismo e de forma semiamadora, deram espaço a dirigentes profissionais, com visão moderna e sede de crescimento.

O presidente Marcelo Paz e sua diretoria transformaram o arcaico Estádio Alcides Santos, no Pici, em um Centro de Excelência com todo o suporte necessário a um clube da elite do futebol brasileiro. Os resultados não tardaram. De 2018 para cá, o Leão foi tricampeão cearense, campeão brasileiro da série B, e campeão da Copa do Nordeste.

Além disso, disputou sua primeira competição internacional, a Copa Sul-Americana. E como se não bastasse, faz uma temporada 2020 dos sonhos, com 20 rodadas do Brasileirão entre os quatro primeiros colocados e reais chances de brigar por uma vaga na principal competição da América do Sul, a Libertadores, em 2022.

O bom desempenho fez com que o Fortaleza desse um salto no ranking da CBF. O tricolor, que era apenas o 42º, em 2018, poderá iniciar a próxima temporada na 11° colocação – a melhor colocação entre os clubes nordestinos. Para a festa ficar completa só falta a liberação para a volta dos torcedores aos estádios. O que não deve tardar.

Relíquias sobre rodas
Para quem gosta de carros antigos, a pedida é conhecer a riquíssima coleção do empresário Gaudêncio Lucena, que abre as portas de sua G7 Garage para uma exposição dos modelos na tarde deste sábado (18), a partir de 15 horas, na rua Manoel Jorge de Castro 777, no Eusébio. São veículos de várias épocas, desde os carrões clássicos dos anos 1950, até modelos esportivos das décadas de 1970 e 1980. Vale muito a pena. O evento, que segue os protocolos das autoridades sanitárias por conta da pandemia da covid, tem um viés social. O ingresso são 3 Kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para comunidades carentes.

Meio Ambiente
O deputado estadual Bruno Pedrosa (Progressistas) se reuniu na última quarta-feira (15) com o presidente do Instituto Espinhaço Luiz Oliveira, em Brasília, e conheceu as iniciativas da entidade, que trabalha na recuperação de nascentes de rios e de matas ciliares no Brasil. Bruno quer implantar um projeto que contemple a revitalização do meio ambiente no Ceará. “Temos regiões no estado que precisam de atenção. A conservação dos biomas é de grande importância para as populações e para o desenvolvimento sustentável”, afirmou. O foco atual do Instituto Espinhaço é a gestão integrada dos territórios, que fomentem a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, além da articulação de negócios de impacto social, engajamento e desenvolvimento sustentável no País.

Assistências aos advogados
A Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace) lançará na próxima quinta-feira (23), o Núcleo de Assistência às Prerrogativas Profissionais (Napp). A meta é ampliar a estrutura de assistência dos advogados, com foco nas prerrogativas profissionais. Haverá um telefone para recebimento de denúncias 24 horas por dia, com representantes em todo o Ceará. “Há uma escalada nítida nos casos de violação das prerrogativas dos advogados, que têm passado por momentos de extrema dificuldade nessa pandemia, sendo necessária uma ação enérgica da Caixa para acolhimento dos colegas não só da capital, mas também do interior”, afirma Sávio Aguiar, presidente da Caace. O Napp ficará localizado no “Meu Escritório Caace”, vizinho ao Fórum Clóvis Beviláqua.

“O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção. O que existe de ruim no processo autoritário é que ele começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão!”

TANCREDO NEVES, ex-presidente do Brasil

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS