Sem categoria

Deputado quer endurecer lei que pune o turismo sexual

Prática tão antiga quanto abominável, o turismo sexual ainda é uma praga a ser extirpada no Brasil. No Ceará, não é diferente. Mesmo com a criação de mecanismos de combate e, principalmente, de punição aos ‘facilitadores’ do negócio, muitos estrangeiros ainda vêm pra cá em busca de prazer e sexo, inclusive com menores de idade.
O deputado Eduardo Bismarck (PDT), que é cearense e tem raízes em Aracati, onde está a internacional praia de Canoa Quebrada, conhece bem o assunto. É dele o projeto de lei 5637/20 (PL 5637/200, aprovado na última quinta-feira na Comissão de Turismo da Câmara Federal (CTUR), que prevê sanções aos prestadores de serviços turísticos que cometerem infrações associadas à facilitação do turismo sexual.

“Não podemos fechar os olhos para a triste constatação de que milhares de viajantes estrangeiros e brasileiros constituem a demanda de toda uma estrutura criminosa de exploração sexual, em atividades turísticas, onde ainda está incluso a exploração infantil”, destaca o parlamentar. O projeto de Bismarck altera a lei federal 11.771/08, mais conhecida como Lei Geral do Turismo, que regulamenta as penalidades a quem comete esse tipo de infração. O PL segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para análise de sua constitucionalidade. Matéria relevante e pertinente, que deverá receber o apoio necessário à sua aprovação.

Educação em destaque
Deputado Queiroz Filho (PDT) aproveitou o Dia Internacional da Juventude (12) para destacar, nas redes sociais, a importância de programas de políticas públicas de apoio aos jovens nos últimos anos no Ceará, com destaque para o Juventude sem Fronteiras, criado pela Prefeitura de Fortaleza para proporcionar a alunos da escola pública intercâmbio no exterior. O deputado lembra que foi dele o projeto de indicação que incentivou o governo estadual a criar o Estudar Fora, com proposta semelhante. Queiroz Filho é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

Quero ser polícia
Mais de 86 mil – 86.118, para ser exato – pessoas estão inscritas para o concurso que vai selecionar 100 novos escrivães e 400 inspetores para os quadros da Polícia Civil do Ceará (PCCE). Os dois cargos têm como exigência o nível superior em qualquer área mais a carteira de habilitação na categoria B. As provas acontecerão no próximo mês, em dias diferentes. Para o cargo de escrivão a prova será em 4 de setembro e para inspetor no dia seguinte. Quem se habilitar fará, numa segunda fase, testes de avaliação física e psicológica, exame toxicológico e avaliações de formação profissional e verificação de aprendizado. A remuneração inicial de R$3.732,86, com jornada semanal de 40 horas.

Futuro promissor
O Fortaleza extrapola as melhores expectativas do mais fanático dos torcedores. 3º lugar na tabela com mais de 1/3 do campeonato disputado, o Leão não só vence, mas também convence. Um futebol ofensivo e vistoso que já rendeu vitórias históricas, dentre elas sobre o Atlético-MG e o Palmeiras, líder e vice-líder, na casa deles. Ousadia que reflete o modelo de jogo do técnico Juan Pablo Vojvoda, formado na melhor escola de treinadores argentinos. Em menos de três meses o “hermano” já virou ídolo. Nesta semana ele trouxe a família para morar aqui. Sinal de que esse casamento vai longe…

Bem na fita
Impressionante a performance dos clubes cearenses no Campeonato Brasileiro ora em curso. Nunca antes na história do principal certame nacional Ceará e Fortaleza mereceram tanto destaque na mídia. E não é favor, é mérito. Se o campeonato terminasse hoje, Vovô e Leão estariam classificados para disputar a Copa Libertadores – no Nordeste, só Bahia e Sport Recife já tiveram esse privilégio. Fruto do moderno e eficiente modelo de gestão adotado pela diretoria dos dois clubes.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS