Sem categoria

Conflito territorial volta à pauta

Em pronunciamento realizado na manhã desta quarta (1º), na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Acrísio Sena (PT), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Recursos Hídricos, retomou o tema do conflito territorial entre o Ceará e o Piauí. Ele informou que a presidenta do Comitê de Estudos de Divisas e Limites Territoriais, deputada Augusta Brito (PCdoB), está em Brasília, articulando com a bancada federal e os prefeitos da região da Ibiapaba.

“Já conversamos com o presidente Evandro Leitão (PDT) para realizar uma reunião, aqui na Assembleia, com os prefeitos e câmaras municipais dos 13 municípios ameaçados. A ideia é que os municípios entrem como co-participantes da ação movida em defesa do Ceará. Nosso discurso é um só: somos todos cearenses”, finalizou. O litígio envolve toda a área limítrofe entre Ceará e Piauí na região da Ibiapaba e remonta ao período imperial. O Exército, a mando do STF, estabeleceu no ano passado os novos limites entre os dois estados transferindo boa parte de áreas de municípios cearenses para o estado vizinho. O Ceará não aceita. A disputa, pelo visto, ainda vai longe.

Busão grátis
Jovem e criativo, o prefeito Vitor Valim (Pros) deu um jeito de marcar sua gestão com uma medida que impacta, ao mesmo tempo, todas as camadas sociais da população de Caucaia. Ao franquear o uso dos ônibus que circulam pelo município, Valim espera proporcionar um aumento real de 15% a 36% na renda mensal dos usuários que antes pagavam pelo serviço. E esse dinheiro, acredita o prefeito, não vai ficar parado, vai movimentar o comércio local. Por outro lado, a gratuidade deve atrair usuários de automóveis particulares, diminuindo, assim, o número de veículos circulando e a emissão de gases poluentes. E quem paga a conta? O tesouro municipal, que deverá gastar R$ 25 milhões/ano para subsidiar o serviço.

Política e CPI
Diz um velho provérbio que voto é como planta, se não aguar todo dia, acaba murchando. Dentro dessa premissa, o deputado estadual Salmito Filho (PDT) corre o Interior do Estado de ponta a ponta desde o início de seu primeiro mandato na Assembleia. O objetivo é estar sempre em contato com prefeitos e outras lideranças que votam com ele, além do corpo a corpo com os eleitores. Isso tudo sem deixar de lado as atribuições a ele confiadas por seus pares, como o comando da recém constituída CPI do Motim, que promete agitar o legislativo.

Festival on-line
Termina nesta sexta-feira (3) a 6ª edição do Cantos de Reis – Festival de Tradição do Cariri. A temática desta edição enfoca a oralidade, a escrita e a ancestralidade presentes no livro Relicário de Memórias, que será lançado na última noite do festival. Por conta da pandemia, o festival este ano acontece no formato de lives transmitidas pelo canal da Betha Produções no YouTube, com abordagens de aspectos importantes no processo de reconhecimento, valorização e estímulo dos saberes e fazeres da tradição popular.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS