Sem categoria

Comissão visita campo de concentração

Comitiva formada pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT), vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE); o prefeito Maurício Pinheiro; Ernani Andrade Leite, presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE); Jéssica Ohara e Emmanuel Bastos, técnicos da Secretaria Estadual de Cultura (Secult); além de secretários municipais e vereadores; fizeram uma visita técnica pela comissão que trata do tombamento do Campos de Concentração do Patu, em Senador Pompeu.

O Campo é o único preservado das histórias das secas no Brasil, mesmo em ruínas, e já foi tombado pelo Município. Agora, está em processo de tombamento pelo Estado. Na área, onde eram confinados flagelados da seca, para que não invadissem as cidades, morreram de fome e de doenças cerca de 12 mil pessoas. Os mortos foram enterrados aos milhares no Cemitério da Barragem, local improvisado como um sepulcro coletivo, com inúmeras valas. O costume de homenagear os mortos da tragédia transformou-se na Caminhada da Seca – num trajeto entre a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores até o local – criada pelo padre italiano Albino Donati, em 1982, quando era pároco da cidade, e ocorre todos os anos, desde então, reunindo cerca de 5 mil pessoas, sempre no segundo domingo de novembro.

Ciro e Mauro
A presença do deputado federal Mauro Filho (PDT) como convidado do ex-ministro Ciro Gomes na 1ª Conferência sobre Resíduos Sólidos e Desenvolvimento, em Senador Pompeu, agita os bastidores políticos. O atual secretário de Planejamento e Gestão de Camilo Santana é apontado como um possível nome para a chapa majoritária do PDT, em 2022. Mauro é cirista de primeira hora e uma das principais referências do presidenciável do PDT na área de economia. Ciro estará em Senador Pompeu como palestrante, a convite do CODESSUL, o Consórcio de Desenvolvimento do Sertão Central Sul.

Definido
Prego batido e ponta virada. Sávio Aguiar é o escolhido do Movimento Unidos Pela Advocacia para bater chapa com o atual presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e com o presidente da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza (Ajafort), Daniel Aragão, nas eleições da entidade em novembro deste ano. A candidatura de Sávio, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caace), é resultado da divisão do grupo vitorioso na eleição de 2018, que levou Erinaldo à presidência. O rompimento se deu logo no início da atual gestão.

Apreensões
O Ministério Público do Ceará (MPCE) está investigando a conduta de policiais militares acusados de apreenderem armas de forma ilegal e já solicitou afastamento de um subtenente da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que, segundo denúncias, estaria apreendendo armas de atiradores esportivos, devidamente habilitados pelo Exército para transitar com as mesmas no trajeto de casa até os clubes de tiro. O caso foi denunciado no último dia 7, no plenário da Câmara, pelo deputado Heitor Freire (PSL), que também é atirador esportivo.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS