Política

Congresso da Abav põe turismo cearense em destaque

“O setor de turismo, pela nossa vocação e nosso potencial, é uma grande estratégia para que a gente possa retomar as oportunidades de emprego e retomar a economia brasileira”. Assim falou o governador Camilo Santana, ao abrir oficialmente o Congresso da Abav, a maior feira de negócios de turismo do Brasil, que marca oficialmente a retomada de eventos de médio e grande porte no Ceará. É o maior evento-teste já autorizado pela Secretaria de Saúde (Sesa) do Estado na retomada de congressos e feiras.

A presença das principais agências de viagens não só do Brasil, mas também de países vizinhos, dão uma dimensão da importância do Ceará, por sua vocação turística, sediar o evento. “Nós traçamos uma estratégia de transformar o Ceará num hub aéreo, através da parceria com a Gol, Air France e KLM. Para vocês terem uma ideia, antes da pandemia chegamos a ter 48 voos internacionais por semana no estado, porque nós consideramos que o Ceará é o ponto mais próximo da Europa”, justificou Camilo Santana, lembrando que os voos das companhias aéreas francesa e holandesa para Fortaleza serão retomados neste mês.

Ganhamos de lapada
O ministro do Turismo Gilson Machado veio de Dubai direto para Fortaleza, para participar da abertura do Congresso da Abav. Nordestino como nós, pernambucano do Recife e amante da sanfona, Machado é um entusiasta, aposta que em breve o turismo “vai ser tão importante para a economia brasileira quanto o agronegócio”, como falou. À vontade, depois de um banho de mar no Mucuripe, Machado elogiou a requalificação da Beira-Mar, com a engorda da faixa de praia. “Qual é o país que tem isso? Eu vim agora de Dubai, lá é só um deserto. A lapada que a gente dá é muito grande”, afirmou entusiasmado.

PIB em alta
O deputado estadual Acrísio Sena (PT) comentou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará no segundo trimestre de 2021, divulgados no último dia 28, pelo IPECE. O Ceará fechou o trimestre com alta de 18,3%, superior ao resultado nacional. “O nosso crescimento está diretamente relacionado ao investimento em infraestrutura e às parcerias fechadas pelo governo Camilo Santana”, apontou Acrísio, lembrando o exemplo do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, grande responsável pelo avanço de 22% do PIB industrial do estado.

IEL cinquentão
Ao celebrar os 50 anos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante, destacou o importante papel do Instituto: “O IEL é o nosso elo entre a Universidade e a Indústria”. Ricardo lembrou ainda que o fundador do instituto foi o primeiro presidente da Fiec: “O Evaldo Lodi sempre pensou grande. Hoje o IEL é fundamental dentro do sistema. Estamos fazendo vários cursos, não só para a indústria, mas também para vários órgãos”, completou.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS