Opinião

PC Norões: Sarto prospecta parcerias na Suécia

(Foto: Divulgação/ PMFor)

Em missão oficial em Estocolmo, o prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) esteve no Instituto Sueco, onde apresentou ações da prefeitura destinadas à juventude, às mulheres, e, também de incentivo ao esporte e ao empreendedorismo, a partir da inovação. Sarto destacou a Rede Cuca, responsável pela inclusão social de jovens através do esporte, lazer e capacitações. O prefeito enfatizou os investimentos nas Areninhas, antigos campos de futebol improvisados, de areia ou capim, que foram modernizados e estruturados, facilitando e incentivando o acesso à prática esportiva saudável, sobretudo nas periferias. A visita a Estocolmo tem por objetivo ampliar parcerias e atrair novos investimentos para Fortaleza. A Prefeitura, aliás, já executa programa em parceria com o Instituto Sueco. Chamada Parada Segura, a iniciativa prevê uso de tecnologias para proporcionar maior segurança aos usuários do transporte público. Fortaleza foi uma das cidades selecionadas pelo edital Urban Challenges para receber consultoria em projetos que promovam um transporte público mais seguro. O projeto-piloto está em operação na avenida 13 de Maio e, em breve, será entregue a segunda unidade, no Benfica. A ideia é implementar o projeto em 200 paradas de ônibus na Capital, incluindo videomonitoramento, wi-fi, melhoria na iluminação, acessibilidade e ações de segurança cidadã. O sucesso dessa primeira iniciativa, aliado às conversas em Estocolmo animam o prefeito quanto ao futuro dessa parceria. “Para 2023, nós devemos ter novidades para a nossa Cidade”, afirmou Sarto.

Tecnologia e mercados

Victor Moreira, CEO da Kora Saúde-CE (Rede Oto), é otimista: “Nosso planejamento é continuar com crescimento orgânico e inorgânico. Estamos fortalecendo os serviços de medicina diagnósticas nos hospitais Gastroclínica e São Mateus, por meio da primarização. Seguimos analisando novos mercados na oncologia e tecnologias como o robô e a radioterapia. Estamos também com alto investimento na área da cardiologia, hoje podemos dizer que temos uma das maiores tecnologias N/NE, colocando o Ceará em protagonismo”, afirma. Ele e Ari de Sá Neto, CEO da Arco Educação, têm encontro marcado pela Terceira Edição da Trends Experience, nesta quinta (2), conversando sobre governança, M&A e IPO.

Educação física

A audiência pública para debater políticas de valorização dos profissionais de educação física, na última terça, na Assembleia Legislativa, entusiasmou o deputado Acrísio Sena, vice-presidente da Comissão de Educação da Casa, que promoveu o encontro. Estavam lá representantes do Conselho Federal, do Conselho Regional e do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado, além das coordenações dos cursos universitários da área. “Vamos fazer outras duas audiências para ouvir os profissionais do interior: em Sobral e Juazeiro”, prometeu Acrísio.

Uma rosa a menos

Morreu Rosa da Fonseca. Se tivesse que escolher um único adjetivo para descrevê-la, seria: coerente. Combateu o bom combate sem jamais corromper os princípios que norteavam sua militância. Ao ponto de, ao constatar o abismo que separava a teoria e a prática dos partidos aos quais se filiou, passou a negar a própria política como ela é, sempre ao lado da amiga Maria Luiza. Como escreveu o confrade Erivaldo Carvalho: “Numa caminhada política espinhosa, como a que atravessamos, atualmente, a política, sem Rosa da Fonseca, fica com uma rosa a menos”.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS