Economia

UFC disponibiliza conhecimento científico em Condomínio do Empreendedorismo

Marta Bruno 

martabruno@ootimista.com.br

No último dia 27/8, a Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugurou o Condomínio do Empreendedorismo e Inovação, um prédio de cinco andares que reunirá ideias, empreendedores e pesquisadores com a finalidade de propor e executar soluções inovadoras para desafios contemporâneos. O equipamento deve ser referência na articulação entre a academia e o setor produtivo, em favor do desenvolvimento local.

A proposta da UFC é instalar um escritório avançado do Condomínio em cada campus da UFC no Interior. Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, o a iniciativa aproxima setor produtivo e academia. “No Vale do Silício (região que concentra empresas de alta tecnologia nos Estados Unidos), a academia e a indústria tomam café, almoçam e jantam discutindo juntos soluções, projetos, pesquisas inovadoras. É isso que nós vamos incentivar”. Para o presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, o ambiente motiva a efetivação de parcerias nas áreas de cultura, saúde, lazer e educação, através de articulação entre a universidade e entidades que compõem o sistema Fecomércio. O apoio do Banco do Nordeste (BNB), do Centro Industrial do Ceará (CIC) também foram sinalizados durante a inauguração do condomínio.

Já estão em andamento parcerias com o Senai, para compartilhamento de laboratórios e equipamentos de pesquisa, e com o Sebrae, para o desenvolvimento de startups de estudantes da UFC. Já com a Fecomércio está sendo elaborado um edital para a seleção de projetos com soluções inovadoras para o varejo. Parceria semelhante está sendo feita em parceria com a Caixa Econômica Federal. Esses casos compõem o que se chama de Programas de Inovação Aberta, em que toda a comunidade universitária, desde a graduação, poderá participar.

Com 2.000m², a administração do condomínio é colegiada. O futuro Centro de Referência em Inteligência Artificial será sediado no último pavimento do prédio. A aproximação entre universidade e setores produtivos acontecerá de forma alinhada a cultura de empreendedorismo e inovação da UFC. Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Augusto Albuquerque, o polo receberá demandas sociais e permitirá que equipes desenvolvam soluções com o material humano da Universidade. “Vamos trazer para a UFC o ecossistema para que ideias e startups fomentadas aqui sejam encampadas por parceiros externos”. Além do Ninna, também terão espaços no equipamento a Fiec, o Sebrae e a Fecomércio.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS