Economia

SL Alimentos começa hoje colheita experimental de trigo na Chapada do Apodi

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O que parecia impensável, cultivar trigo em clima quente e seco como o do Ceará, tem se tornado realidade pelas mãos do empresário Alexandre Sales, que começa hoje a colheita da segunda fase do cultivo experimental de trigo, na Chapada do Apodi. A produção é possível graças ao emprego da irrigação.

O projeto é uma parceria entre a SL Alimentos (que produz as farinhas de trigo Puríssima e Qualimax, além de ter a Granja Santa Lúcia), da qual Sales é CEO, com a Agrícola Famosa, presidida por Carlo Porro e uma das principais produtoras de frutas irrigadas na região do Apodi.

“É o segundo plantio experimental, no ano passado fizemos em uma área muito pequena, só a título de viabilidade, esse ano está sendo em uma área um pouco maior, mas nos preparando para em 2021 fazer em no mínimo 100 hectares”, detalha o empresário, que já tinha atuado no mercado de trigo e voltou ao segmento em 2018, com a Santa Lúcia.

Em dois dias, devem ser colhidas cerca de 25 toneladas de trigo produzido no Ceará, sendo a produtividade média de cinco toneladas por hectare.

Crédito e sustentabilidade
Uma linha de crédito que atenda critérios pré definidos de sustentabilidade está sendo montada pelo Banco Central. A autoridade monetária informou ontem que a proposta ainda está sendo elaborada, mas deve conceder empréstimos para instituições financeiras mediante garantias em operações ou títulos de crédito prívado. Outras medidas anunciadas pelo BC ontem é a criação de um bureau de crédito verde, e ampliação em 20% do limite das operações com características sustentáveis.

Unifametro inaugura usina solar
Atualmente em instalação, a usina solar fotovoltaica que o Centro Universitário Fametro (Unifametro) em Quixadá deverá abastecer os sete polos da instituição e torná-la a primeira no Ceará autossuficiente em energia. O investimento, de R$ 4,2 milhões, terá 2.910 painéis solares e capacidade de 1,2 MWp. Por ano, serão gerados cerca de 1.980 MWh, o equivalente ao consumo de 13.200 casas familiares com consumo médio de 150 kWH/mês. “O principal benefício, sem dúvidas, é utilizar uma energia limpa e renovável, contribuindo com o planeta em que vivemos. Estamos muito felizes por dar mais esse passo”, afirma Edson Ronald, diretor administrativo-financeiro da Unifametro.

Impacto social
O Prêmio Empreendedor Social do Ano, promovido pela pela Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab, recebe inscrições até o próximo dia 15. Neste ano o prêmio, que é realizado há 15 anos é o principal da América Latina, vai reconhecer iniciativas que tenham pensado soluções para enfrentar a crise causada pela pandemia de covid-19.

Emirates
A companhia aérea Emirates informou ontem que já desembolsou US$ 1,4 bilhão desde março apenas para ressarcir os clientes que precisaram cancelar viagens programadas em função da pandemia de covid-19. O valor representa 90% dos pedidos de reembolso e atende mais de 1,4 milhões de usuários. Atualmente, a Emirates voa para 80 destinos no mundo.

Camilo anuncia novos investimentos
Logo mais, às 10h, o governador Camilo Santana vai anunciar nas suas redes sociais um novo pacote de investimentos voltados para abastecimento d’água e esgotamento sanitário. De acordo com a Casa Civil, as obras beneficiarão “cerca de 380 mil pessoas nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Barbalha, Pacoti, Beberibe e São Gonçalo do Amarante”. A solenidade de assinatura das ordens de serviço será transmitida pelo Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS