Economia

Segmento de imóveis econômicos cresce em abril, aponta Flash Imobiliário

As vendas de unidades MCMV em abril superaram março, com alta de 7,5%. Ricardo Bezerra avalia que retração em outros segmentos já era esperada

A última edição do Flash Imobiliário, promovido pela Lopes Immobilis e que faz um levantamento mensal das vendas das 66 maiores construtoras e imobiliárias do Ceará, confirmou a tendência de alta nos seguimentos econômico e Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O estudo, que considerou 226 empreendimentos de todos os perfis em Fortaleza e região metropolitana, identificou que foram comercializadas em abril 271 unidades MCMV, um crescimento de 7,5% em relação a março. O Valor Geral de Vendas (VGV) subiu 5,5%, fechando o mês em R$ 38 milhões. Idealizador do Flash e sócio-diretor da Lopes Immobilis, Ricardo Bezerra ressalta que “além de estar vendendo muito bem, vendeu 7,5% acima do mês de março”.

No todo, os residenciais verticais excetuando MCMV também cresceram em relação a março: 50 unidades vendidas e VGV de R$ 33 milhões, alta de 43% e 32%, respectivamente. “Alguns setores, como residencial, foram acima do mês passado. Mas o médio e alto padrão não foram bons, e isso é completamente natural, por conta da crise do novo coronavírus”, explica.
As vendas dos imóveis econômicos devem ser incrementadas pelo primeiro feirão online voltado para o segmento econômico, com dois mil imóveis, sendo 90% MCMV. Organizado pela Lopes em parceria com a Zap, terá condições especiais até o próximo dia sete, no site www.feiraolopes.com.br.

Santana distribui 30 mil máscaras
O projeto de produção de máscaras laváveis para distribuição gratuita iniciado pelo Santana Textiles em Pernambuco teve continuidade no Ceará, onde já foram distribuídas 30 mil máscaras, em tecido denim e com gramatura leve, de acordo com os padrões dos órgãos de saúde. Entre os beneficiados estão a Associação Peter Pan e Instituto do Câncer do Ceará, pessoas em situação de rua e veículos de comunicação, em Fortaleza e nos municípios de Horizonte, Jaguaruana e Guaramiranga. Ao todo, a Santana Textiles já distribuiu 110 mil máscaras no Ceará e em Pernambuco.

Iguatemi investe R$ 15 mi em inovação
Desde o início da pandemia de covid-19, o Iguatemi Fortaleza investiu R$ 15 milhões em ações que vão desde novas formas de apoiar o varejo, como delivery e drive thru, e a campanha “Iguatemi em casa”, para manter o relacionamento com os clientes do shopping, levando conteúdos sobre saúde e bem-estar, além de promover as lojas participantes. “O Iguatemi Fortaleza teve que se reinventar e pensar em alternativas para minimizar os efeitos da pandemia para lojistas e clientes. Fomos todos pegos de surpresa, mas tínhamos que agir rápido, prezando sempre pela segurança, comodidade e praticidade dos clientes que utilizam os novos serviços”, afirma Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi.

ArrecadAeris
A fabricante de pás eólicas Aeris, instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), doou 17 toneladas de alimentos e 31 mil EPIs em Caucaia. A multinacional mobilizou seus funcionários com a campanha ArrecadAeris, que juntaram 14 toneladas em doações. O restante e EPIs foram adquiridos com recursos da companhia.

Pardal
A marca cearense de picolés Pardal comemora alta de 6% no faturamento nos últimos seis meses. A empresa atribui o resultado ao aplicativo de delivery para Fortaleza e região metropolitana. Em três semanas, o app teve 15 mil downloads. Além disso, foram fechadas parcerias com oito distribuidores para atender as plataformas iFood, Rappi, Uber Eats e James Delivery.

Fábrica Fortaleza doa 15,5 toneladas de alimentos
Por meio do programa Mesa do Brasil, do Sesc, a Fábrica Fortaleza doou 15,5 toneladas de alimentos para instituições assistenciais e famílias afetadas pela crise decorrente da covid-19. Outra iniciativa do conglomerado é o apoio à doação de sangue realizada com o Instituto Pró-Hemoce, por meio da campanha #vocedoaagentedoa. Ao todo, foram R$ 2,4 milhões doados ao projeto, em cinco estados. O recurso será aplicado na instalação de postos de doação de sangue ao ar livre, para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

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