Jornal Impresso

Editorial O Otimista: Reciclar e cuidar

Ação Praia Limpa ocorre no dia 3 de dezembro / Natanael Ferreira

As condições climáticas extremas e a urgente necessidade de transição para energias limpas vem ganhando a companhia de um terceiro grande desafio: o que fazer com a quantidade, cada vez maior, de resíduos.

Já considerada uma das ameaças do século, a geração de resíduos, em gigantesca escala global, provoca efeito estufa, polui águas subterrâneas e superficiais – inclusive oceanos -, colocando em risco a fauna e a flora do Planeta.

De origem e produção distintas, o lixo é classificado em domiciliar – restos de alimentos e embalagens; industrial – cinzas e rejeitos; hospitalar – seringas e gazes, e tecnológico – baterias e aparelhos eletrônicos.

Fonte geradora de doenças e insalubridade, o lixo é um problema de saúde pública e de saneamento básico – com o agravante de ser muito oneroso o manejo e destino final, tanto para governos quanto iniciativa privada. Mas o fato é que não se pode mais conviver com lixões a céu aberto.

Em meio ao dilema – e também por força das circunstâncias -, surge a pergunta-chave: é possível, no atual modelo de produção e consumo, a sociedade seguir, arrastando consigo o grave fardo de poluição e destruição ambiental?

Felizmente, algo já vem sendo feito. Reciclagem adquire importância central no processo industrial. Produtos não podem mais ser descartados no fim de sua vida útil. Em vez disso, devem ser transformados em matéria-prima, para virarem novas mercadorias.

A ideia ganha força em todo o mundo. No Ceará, já sensibiliza ecossistemas e redes empresariais. Nos próximos dias 23 e 24, o tema será discutido na 12° Exporecicla Sustentável, em Fortaleza.

Realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o evento é promovido pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde).

Palestras, cases de sucesso e seminários estão na programação. Haverá lounges, com presença dos setores público e privado. Entre os expositores, estarão reunidos representantes de toda a cadeia produtiva.

Já no dia 3 de dezembro, um sábado, a partir das 16h, haverá a quinta edição do projeto Praia Limpa, promovido pelo Grupo Otimista de Comunicação. Teremos limpeza em 15 pontos da orla da Capital, esportes e música – Dudu Nobre é a atração principal, na Praia do Náutico.

Embora com formatos bem diferentes, o Exporecicla Sustentável e o Praia Limpa têm algo em comum: o primeiro mostra que reciclar é um bom negócio; o segundo, que é divertido cuidar da natureza.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS