Economia

Receita Federal pode agilizar concessão de crédito, sugere Ricardo Cavalcante

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e também da Fiec afirma que estão sendo propostas “ideias, tentando diminuir essa burocracia para ver se o dinheiro realmente chega”

Durante reunião do Sebrae Nacional com os presidentes dos conselhos estaduais da instituição, Ricardo Cavalcante, que preside o conselho do Sebrae Ceará, além da Fiec, propôs que a Receita Federal intermedie a concessão de crédito para empresas para dar mais agilidade ao processo. “O tempo é sempre contra as empresas. A liberação está andando, mas não na velocidade que as empresas precisam”, lamenta. Pela sugestão, o crédito seria concedido com base no faturamento declarado à Receita em 2019. “A Receita Federal poderia agilizar esse trabalho, em cima do que as empresas faturam, e estas ficariam devendo à União, não ao sistema financeiro”, explica. Cavalcante estima que a quantidade de recursos liberada “é menos de 10% do que as empresas solicitam, chega a ser irrisório”. “O que estamos fazendo é propor ideias, tentando diminuir essa burocracia para ver se o dinheiro realmente chega”, completa. Na reunião, da qual participaram o presidente e os diretores Técnico e de Administração e Finanças do Sebrae, respectivamente Carlos Melles, Bruno Quick e Eduardo Diogo do Sebrae, além do secretário de produtividade e emprego do Ministéio da Economia, Carlos da Costa; foram tratados ainda aspectos de legislação e “o corte que houve da União dentro do Sistema S”, detalha.

Consumo de energia em queda
Reflexo da paralização das atividades por causa da pandemia de covid-19, o consumo de energia no Brasil apresentou retração média de 4,6% entre os meses de junho de 2019 e 2020. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a queda foi a mesma nos mercados regulado e livre. No entanto, a queda em junho foi menor do que no mês anterior (10,9% em média) e do que em abril (12,1%), mês de maior queda, o que confirma uma tendência de reversão da queda no consumo devido ao retorno gradual das atividades.

CASACOR Ceará retorna em 2021
Como consequência da pandemia de covid-19, a CASACOR Ceará será realizada apenas ano que vem: “continuamos com a intenção de realizar em 2021 a nossa edição em seu formato tradicional”, afirma a diretora da mostra, Neuma Figueiredo. Neste ano, ocorrerá o Janelas Casacor, um formato com espaços físicos e virtuais que será lançado no próximo dia 28. “Vamos continuar a apresentar o talento dos nossos profissionais, artesãos, artistas e empresas em um formato que vai surpreender a todos. Teremos uma mostra mais democrática e moderna, adaptada para o nosso momento. E ao mesmo tempo tão necessária para percebermos que existem caminhos para continuarmos e nos reinventarmos”.

Webinar AJE
Entre os dias 30 e 31 de julho, a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) promoverá o primeiro Webinar Cearense de Jovens Lideranças Empresariais. Em parceria com o Sebrae e transmitido pelo YouTube e Instagram (@ajefortaleza), será voltado para empreendedores dos setores da indústria, comércio, serviço e turismo.

Empreendedorismo social
De acordo com o coordenador da AJE Fortaleza, Valdemir Alves, serão apresentados “cases de projetos de empreendedorismo de impacto e seu modelo de negócio e seu papel na ressignificação das empresas nos novos modelos de gestão e negócios”. Entre os palestrantes já confirmados, Ticiana Rolim, Rodrigo Carvalho, Tatiana Oliveira e Preto Zezé.

Nova diretoria da Caixa é apresentada ao Sinduscon
Por cerca de duas horas e meia, a diretoria do Sinduscon esteve reunida ontem com as novas Diretoria de Habitação e Superintendência da Caixa Econômica, para tirar dúvidas dos associados. “Antes da pandemia a Caixa lançou uma meta ousada de ter 70% de market share do mercado imobiliário, a gente vê que eles estão realmente tentando perseguir essa meta, com mais competitividade e melhor atendimento”, elogia o presidente da entidade, Patriolino Dias.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS