Jornal Impresso

Patrimônios Humanos da Cidade: Antônio Bezerra e suas inúmeras narrativas

Jornalista, Inácio Rocha partiu de uma curiosidade da filha sobre Mister Hull para ver que poderia usar sua expertise profissional em prol dos moradores do Antônio Bezerra. Atualmente distribuídas nas versões on-line e impressa, as histórias do bairro seguem reiterando o pertencimento ao local 

Erika Chagas
erika@ootimista.com.br

Inácio Rocha passou a realizar a difusão de conteúdos da comunidade. Ao todo, são 15 anos de trabalho (Foto: Edimar Soares)

Situado a oeste do Centro de Fortaleza, o Antônio Bezerra coleciona muitas histórias ao longo dos anos. Uma delas é a de Inácio Rocha, 50, que mantém uma forte ligação com o bairro desde muito cedo.

Nascido na região, o jornalista conta que seu interesse em descobrir mais sobre as memórias do lugar foi despertado ainda durante a infância, quando sua avó compartilhava contos de como a localidade era no início da década de 1900. “Ela me contava muitas histórias… Falava como era o bairro antigamente, a história da Igreja Matriz, que hoje é uma paróquia. Meus avós puderam acompanhar a construção desde que ela era uma capelinha”, relembra.

No ano de 2005, Vitória, filha de Inácio que na época tinha oito anos de idade, perguntou ao pai quem foi Mister Hull (1872 – 1951), nome de uma das principais avenidas do bairro – e do Ceará. Inácio, contudo, não soube o que responder. Após realizar uma pesquisa, contou à filha a história do engenheiro britânico, responsável pela construção da primeira estrada de ferro no Ceará. Logo após, jornalista pensou “Por que não disponibilizar essa informação para toda a comunidade?”. E assim nasceu o site Bairro Antônio Bezerra (BAB).

A muitas mãos
De forma despretensiosa, Inácio – que na época trabalhava como professor de informática em uma escola pública – conta que a iniciativa surgiu a partir da sua forte ligação com o bairro e com a comunidade. O cearense passou, então, desde 2008, a se dedicar exclusivamente aos conteúdos do BAB.

“Conversei com o diretor da escola na época, e ele entendeu a necessidade de eu participar desse projeto mais diretamente.” A princípio, seu objetivo era informar os moradores do bairro que pouco conheciam a história do local onde moravam e passar algumas informações importantes. No começo, a plataforma trazia curiosidades e dados sobre as pessoas que davam os nomes às ruas e aos pontos tradicionais.

“Na época, a comunidade também começou a me procurar para colocar notícias sobre as problemáticas que existiam. E a gente conseguiu, por meio do repasse dessas informações para os órgãos responsáveis, uma resposta para nosso Antônio Bezerra”, relembra.

Revista BAB
Em 2015, como forma de celebrar os dez anos do site Bairro Antônio Bezerra, o jornalista decidiu adensar o conteúdo que já fazia de forma virtual e lançou a Revista BAB. “A princípio, seria apenas uma edição, com uma retrospectiva do que havia acontecido durante esses dez anos no site. Mas a aceitação foi tão expressiva que hoje estamos diagramando a 17ª edição da revista. Acredito que os moradores gostaram de se ver como protagonistas, porque todas as nossas capas são com eles”, compartilha o jornalista.

Com a publicação, assim como com o site, Inácia ressalta que seu objetivo é levar sempre temas relevantes. O diferencial, afirma, é que os temas são focados no bairro Antônio Bezerra. O trabalho de 15 anos, voltado sempre à comunidade e seus moradores, fez com que Inácio fosse bem recebido por onde andasse dentro do bairro.

“Tenho muito orgulho de dizer que aqui no Antônio Bezerra tenho as portas abertas em todos os segmentos. As pessoas têm uma grande consideração pelo nosso trabalho, e esse é o principal retorno, o que mais me deixa emocionado”, compartilha. Outro ponto que o jornalista acredita ser importante frisar são os ganhos que, por meio do trabalho realizado no site e na revista, foram conquistados pela comunidade.

“Apenas registramos o que as pessoas e os movimentos buscam aqui no bairro, utilizando suas reivindicações. Apenas fazemos o trabalho de dar vez e voz aos moradores.”

Esta reportagem é a sexta da série Patrimônios Humanos da Cidade, que soma oito histórias no total. Originalmente, o conteúdo é publicado as sextas, mas será veiculado sábado também no dia 2 de janeiro de 2021, retomando e finalizando no dia 8 imediatamente seguinte.

mais
O Antônio Bezerra está localizado na Regional III de Fortaleza, ao oeste do Centro. Sua ocupação teve início antes dos anos 1800, com as primeiras construções de chácaras e sítios. Com o surgimento de novas famílias, o bairro, no passar dos anos, foi adquirindo característica própria. Em 1937, um distrito foi criado – naquela época, conhecido como Barro Vermelho. A partir de 1964, o bairro passou a ser chamado Antônio Bezerra. Não só a denominação, mas o perfil dos moradores começou a mudar: de chácaras a sítios, passou a ter casas e pontos comerciais, que estão até os dias de hoje na região.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS