Economia

Os últimos números

Dados do mercado imobiliário de Fortaleza atestam Forte crescimento do setor em 2020

Flash Imobiliário
por Ricardo Bezerra
ricardobezerra@ootimista.com.br

Que o mercado imobiliário está “bombando”, todo mundo já sabe. Mas esse vertiginoso crescimento fica ainda mais eloquente quando é comprovado por dados fidedignos. Os últimos números deste importantíssimo segmento econômico na grande Fortaleza servem como verdadeiro atestado para quem ainda não percebeu essa verdadeira e inesperada reviravolta mercadológica. Nesse sentido, para que nossos leitores tenham uma visão geral do setor, passaremos a demonstrar os principais highlights do respeitado levantamento mensal, realizado pela Lopes Immobilis, também conhecido por Flash Imobiliário, que foi apresentado ao mercado e que serve de referência a nível nacional. O estudo capta a evolução das vendas das 66 maiores construtoras e incorporadoras locais, tendo por base as tabelas de preços dos diversos empreendimentos existentes, confira:

Lançamentos:
O mês de setembro apresentou três novos empreendimentos e 2020 já acumula sete lançamentos no segmento Médio/Alto Padrão. Esse resultado superou todos os anteriores, desde 2016.

Residenciais verticais
(médio/alto padrão):
Esse segmento representa a maior fatia de todo o mercado. A velocidade de vendas (VSO) cresceu muito após o fim da quarentena e se manteve estável, no pico de ótimos 7% nos últimos dois meses (agosto e setembro).

Salas comerciais:
As vendas deste segmento são diretamente ligadas à situação econômica nacional. O estoque continua alto em Fortaleza, com um total de 897 Unidades. Apesar de uma melhora nos últimos três meses, a velocidade de vendas continua muito baixa em comparação aos demais segmentos do mercado.

Segunda moradia (praia):
Os imóveis de praia tiveram o maior crescimento na velocidade de vendas dentre todos os segmentos do mercado, na grande Fortaleza. O VSO atingiu incríveis 12,83% na média dos quatro meses posteriores à quarentena. O estoque caiu para o menor patamar da história, com apenas 140 unidades à venda. A tendência é muito positiva para este segmento, o qual receberá grandes lançamentos a partir de dezembro e nos anos vindouros.

Residencial horizontal (casas em condomínios):
O segmento de Casas teve uma acentuada procura, em especial, nos três primeiros meses após a quarentena. Em setembro, porém, a velocidade caiu para o patamar anterior pré-pandemia. O segmento permanece estável, com uma média de vendas mensal (VSO) na faixa de 5,63% em 2020.

Popular:

Este segmento foi o único que não sofreu efeitos negativos durante a quarentena. Incrivelmente, algumas construtoras até aumentaram suas vendas no período. A velocidade de vendas dos Populares, em setembro, foi de 8,7%. O setor permanece estável , com bons resultados e excelente perspectiva, com muitos novos lançamentos previstos para este final de ano e, em especial, para 2021.

Vendas gerais (todos os segmentos):
Mesmo com a pandemia de covid-19, o mercado imobiliário de Fortaleza em 2020 já superou em 10% as vendas do ano passado. Até 30 de setembro foram comercializadas, pelas maiores construtoras, 4.177 unidades ou R$ 1,46 Bi de VGV (Valor Geral de vendas). Estima-se que o setor imobiliário fechará 2020 com mais de R$ 2 Bi em vendas gerais.

 

Uma resposta para “Os últimos números”

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS