Economia

Novo paradigma exige qualificação em massa e visão coletiva, avalia Jorge Parente

Jorge Parente afirma que empresariado tenderá a ser mais solidário no pós pandemia

Um amplo programa de qualificação, principalmente para a indústria, precisa ser criado para dar suporte a uma retomada da economia no pós pandemia, defende o economista e empresário Jorge Parente. “É necessário implementar um robusto programa de formação de pessoal, com planos de avaliação para manter os talentos e priorizar a meritocracia”. O ex-presidente da Fiec avalia que neste momento, “em 1º lugar será imprescindível administrar o caixa, mantendo a liquidez. Depois, o setor industrial cearense tem que ser repensado do ponto de vista tecnológico e de gestão buscando alguns pontos essenciais: inovação em processos e produtos, com a efetiva busca da produtividade para a nova competitividade que virá, reavaliando, inclusive, se o maquinário está adequado ao novo cenário”.

Parente avalia que a singularidade desta crise criou um novo paradigma para o empresariado, que passará a ser exigido em relação à solidariedade. “O empresário atual terá necessariamente que ser solidário, realizar seus empreendimentos com uma visão mais coletiva e adotar ferramentas mais modernas de reuniões, reduzindo custos e agilizando decisões”, ensina.

Interiorização do conhecimento
Em julho, uma série de palestras e workshops virtuais voltados para empresas do Vale do Jaguaribe será realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Fiec. Posteriormente, o programa de capacitação será replicado em outras regiões do Ceará ampliando a estratégia de interiorização das ações da federação. De acordo com a superintendente do IEL, Dana Nunes, “a programação foi pensada com um olhar especial para a região do Vale do Jaguaribe e posteriormente teremos essa mesma ação voltada para o Cariri e para a região Norte”.

Classe média e Idade Média
No primeiro webinar da Semana BNDES de Saneamento, que o BNDES promove até o dia 26, o senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou ontem que a proposta de marco regulatório do setor, de sua autoria, não é privatização, “mas de universalização do saneamento básico no País”. Para ele, o fato de metade dos brasileiros não ter acesso ao serviço é “a linha que divide os dois brasis, o Brasil da classe média e o Brasil da Idade Média, que ainda vive com os pés em cima do esgoto e sem água limpa dentro de casa”.

A Retomada
O diretor de marketing da ibyte, Nelson Gurgel, e o superintendente do Iguatemi Fortaleza, Wellington Oliveira, debatem soluções do varejo durante a retomada das atividades hoje, no projeto CDL Jovem Talks. A live “A Retomada” será transmitida a partir de 19h, pelo canal da entidade no YouTube.

No Safra
Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do BNDES, foi anunciado como como o novo diretor de estratégia econômica e relações com mercados do Banco Safra. Doutor em economia pela Universidade de Chicago (EUA), Levy é, atualmente, pesquisador associado da Universidade de Stanford, na Califórnia, onde pesquisa tecnologias sustentáveis e transição para matrizes energéticas limpas.

Seminário de gestão com foco na covid-19

A oitava edição do Seminário de Gestores Públicos do Ceará, que será realizado hoje e amanhã e ambiente virtual, vai debater assuntos relacionados à pandemia de covid-19. O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, que está de malas prontas para assumir um cargo na iniciativa privada, fará a apresentação-âncora sobre finanças, às 13h30. Ciro Gomes fecha a programação do dia com a conferência “Projeto nacional: o dever da esperança”, título do seu novo livro, às 17h30. Amanhã (24), a apresentação âncora ficará ao cargo do ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, às 8h30.

No Safra
Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do BNDES, foi anunciado como como o novo diretor de estratégia econômica e relações com mercados do Banco Safra. Doutor em economia pela Universidade de Chicago (EUA), Levy é, atualmente, pesquisador associado da Universidade de Stanford, na Califórnia.

A Retomada
O diretor de marketing da ibyte, Nelson Gurgel, e o superintendente do Iguatemi Fortaleza, Wellington Oliveira, debatem a retomada no varejo e inovação hoje, no projeto CDL Jovem Talks. A live será transmitida a partir de 19h, pelo canal da entidade no YouTube.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS