Economia

Mercado de carros de luxo deve se recuperar ainda no segundo semestre, analisa Lúcio Salazar

Apesar das estimativas de queda projetada entre 30% e 40% na indústria automobilística, marcas de luxo podem recuperar vendas ainda este ano

O mercado de bens de consumo de luxo pode passar ao largo da crise provocada pela pandemia de covid-19. Ao menos é o que espera o diretor comercial do grupo Agências Peixoto (AGP), Lúcio Salazar. O empresário espera que o setor volte aos mesmos patamares de venda do começo deste ano já no segundo semestre e explica que “a indústria projeta uma queda de 30% a 40%, acredito que tudo dependa da evolução da pandemia e que alguns mercados, como os de motocicletas e veículos premium, sofrerão bem menos que o restante.” O grupo tem no portfólio concessionárias das marcas Jaguar, Land Rover, Troller e Kia, além das motos Triumph e Yamaha. Fatores que devem pesar para essa retomada rápida são “o conhecimento muito elevado dos nossos produtos e o índice muito elevado de fidelidade nas nossas marcas”, que também compensaram a ausência do fator emocional da compra presencial durante a paralisação.

Salazar acrescenta que o grupo já vinha se movimentando para estabelecer contato com o público das marcas nos meios digitais antes da pandemia, que serviu para acelerar os processos das negociações digitais. “Nós já vínhamos em um processo de digitalização. O que ocorreu foi que tivemos que dobrar a velocidade de implantação das ferramentas já planejadas. Também investimos bastante no treinamento da equipe para o atendimento 100% digital”, afirma.

Responsabilidade social empresarial
Reforçar as ações de responsabilidade social pode ser uma boa saída para que as empresas sobrevivam à crise e, mais ainda, saiam com uma imagem melhorada perante o público. Maiso Dias, sócio-diretor da Dialogus Consultoria, que atua no Ceará, São Paulo, Pará, Recife, Santa Catarina e Minas Gerais, avalia que “ações socioambientais resultem na construção de uma sociedade melhor, com um Desenvolvimento sustentável adequado as suas realidades, e sem comprometer a lucratividade do seu negócio”.

Beach Park adere à #ViajePeloBrasil
Estimular as viagens pelo Brasil será essencial para recuperar as perdas do segmento de turismo. Portanto, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) iniciou a campanha #ViajePeloBrasil. Murilo Pascoal, CEO do Beach Park (que também se engajou na campanha) e presidente do Sindepat, afirma que “o objetivo é despertar o desejo do viajante brasileiro, para quando for possível, optar por viagens próximas, inicialmente no seu estado, e quando possível, pelo Brasil. Ajudando a impulsionar o turismo doméstico e a economia nacional como um todo”. Outras 24 entidades do setor, além de centenas de empresas em todo o País também aderiram à campanha.

Recuperação
O conglomerado de moda Restoque (Le Lis Blanc, Dudalina e Jonh Jonh) concretizou ontem um plano de recuperação extra-judicial e conseguiu renegociar uma dívida de R$ 1,5 bilhão, além de conseguir mais R$ 150 milhões de aumento de capital. O plano aprovado prevê 12 meses de carência e pagamento até 2023, com juros de até 2,9% mais CDI.

Pela metade
A Ford anunciou condições de financiamento atrativas para aquecer as vendas. Em compras com entrada de 50%, a montadora oferece carência de até 90 dias para o pagamento da primeira parcela após o pagamento da entrada e prestações reduzidas até dezembro de 2021 estão entre as facilidades anunciadas, para os modelos KA, Ecosport e Ranger.

ibyte reabre lojas, mas reforça drive-thru e delivery
Mesmo com a reabertura das lojas na próxima segunda-feira (8), a ibyte vai reforçar o sistema drive-thru (lojas 13 de Maio, Dom Luís e Rui Barbosa) e o delivery. “Queremos oferecer opções para o consumidor que ainda não se sente totalmente seguro ou está no grupo de risco. Nossos serviços garantem toda a segurança no momento da entrega, para clientes e funcionários”, explica o diretor de marketing, Nelson Gurgel. Outras medidas foram adotadas nas lojas para tornar o atendimento presencial mais seguro, como higienização e melhoria da circulação interna.

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