Economia

Mercadinhos São Luiz define data de abertura de três novas lojas na RMF e no Cariri

A nova loja do Mercadinhos São Luiz, na esquina das avenidas Júlio Ventura e Barão de Studart, na Aldeota, já têm previsão de inauguração: outubro, seguida pelas lojas do Eusébio, programada para o primeiro trimestre de 2021, e a de Juazeiro do Norte, no meio do ano. “Houve um atraso, obviamente por causa da covid-19, mas já foram retomadas”, afirma o presidente da rede, Severino Ramalho Neto.

O empresário também afirma que a terceira unidade do Mercadão (modelo de loja maior e com mais ofertas), continua no planejamento, mas sem data de inauguração definida. Este novo Mercadão será construído na região da Aldeota. Atualmente, a marca opera no município de Crato e no shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza.
Neto também comemora o sucesso das vendas por plataformas digitais do São Luiz, que tem crescido a uma média mensal de 75% desde março e agora entra em uma fase que ele define como de qualificação da demanda. “O avanço das compras por app é um fato, uma realidade. Começou a entrar em um regularidade, até o mês passado, o crescimento era constante, agora há uma qualificação, mas com crescimento dentro da normalidade”, avalia.

Natália Abreu lança startup Wee Travel
Uma rede profissional para integrar consultores e agentes de viagem, oferecendo serviços de acordo com as necessidades de cada cliente, entra em funcionamento hoje, em Fortaleza. Trata-se da startup Wee Travel, idealizada pela empresária Natália Abreu, que deixou a direção da Casablanca Turismo, empresa da qual a sua família é sócia. Um dos diferenciais da nova empresa é admitir na plataforma profissionais especialistas em diferentes tipos de experiência (esporte e aventura, luxo, ecoturismo, entre outros) além de atuar também no segmento corporativo. Os consultores associados poderão escolher horários de trabalho e também usar a estrutura da Wee Travel.

Pouca disposição para sair
Mesmo com a rebertura dos estabelecimentos comerciais avançando em muitas capitais brasileiras, a disposição para voltar a frequentar bares, restaurantes e locais de lazer anda em baixa, de acordo com pesquisa Sondagem do Consumidor, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). Foram ouvidas 1,5 mil pessoas de sete capitais e entre 54,5% e 80% dos respondentes declararam que não frequentariam em hipótese alguma bares e restaurantes, cinemas e teatros e shoppings, nem viajariam de férias.

Ainda é cedo
“Grande parte dos consumidores avalia que o ritmo de flexibilização está acima do que eles consideram apropriado. Enquanto uma vacina não estiver disponível, o medo de contaminação deve continuar provocando aversão a locais de grande aglomeração na maioria das capitais pesquisadas”, analisa Viviane Seda, coordenadora da pesquisa.

Os mais rejeitados
Os ambientes com o mais alto índice de pessoas que declararam que não frequentariam em hipótese alguma foram os cinemas e teatros: 80%. Apenas 17,2% mostrou disposição em voltar a frequentá-los com medidas de prevenção. Já entre bares e restaurantes, os percentuais ficaram em 64% e 32,6%, respectivamente.

Fiec mira no desenvolvimento do setor pesqueiro
Fiec, Sindifrio e Adagri estão elaborando uma agenda de ações conjuntas para beneficiar o setor pesqueiro cearense. Na última sexta-feira (24), o presidente da federação, Ricardo Cavalcante, recebeu a presidente do Sindifrio, Elisa Gradvohl, além de outros atores do setor, para discutir ações como desburocratização jurídica e inserção de produtos e empresas certificadas pela Adagri na Campanha Compre do Ceará, que incentiva a compra de produtos cearenses.

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