Economia

Itaueira planeja voltar a produzir melões no Ceará em 2021, adianta Tom Prado

Itaueira vai voltar a produzir melões em uma área de 1.250 hectares em 2021, gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos

Tom Prado, CEO da Itaueira, que produz melões, pimentões e camarões no Nordeste. Foto: Divulgação/CNA

O aporte de água nos açudes cearenses no último inverno – sobretudo no Castanhão, que começou 2020 com 2% da capacidade total e tem agora cerca de 16% – animou a Itaueira a voltar a produzir melão no Estado. “Estamos nos preparando para voltar ao plantio do melão no CE em 2021”, avisa Tom Prado, CEO da companhia, que detém a marca Melão Rei e é líder na exportação da fruta. O retorno poderá gerar até 1,5 mil empregos diretos, projeta.

Atualmente, a Itaueira produz a fruta no Rio Grande do Norte, no Piauí e na Bahia. A sede da empresa continua aqui, bem como a produção de pimentões vermelhos e amarelos. “Por enquanto seguimos no CE apenas com o plantio de Pimentões Rei coloridos e doces na Serra da Ibiapaba, em São Benedito. Lá geramos 250 empregos e a produção em estufas continua em evolução constante de tecnologia e produtividade”, garante.

Prado afirma que o retorno do cultivo de melão será em uma área de aproximadamente 1.250 hectares, na região da Chapada do Apodi. Prado acrescenta que ainda não há dados consolidados para a safra deste ano, mas garante que durante o período de isolamento social imposto pela quarentena, não foram percebidos impactos no consumo dos produtos da Itaueira.

Brisanet e o futebol
Na volta do Campeonato Cearense, ontem, o Fortaleza Esporte Clube estreou parceria com o provedor Brisanet pelos próximos 12 meses. Como já patrocina o Ceará, a empresa passará a apoiar os dois maiores times do Estado. Nascida em Pereiro e presente em quatro estados, a Brisanet está chegando na capital cearense. “Pretendemos nos próximos três ou quatro meses atender toda Fortaleza e região metropolitana. Já começamos a ativar alguns bairros na região da Praia do Futuro”, afirma o sócio e diretor comercial, Jordão Estevam.

Assembleia relança concurso de música

José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Tapis Rouge

Suspenso por causa da pandemia de covid-19, o 2º Festival de Música da Assembleia Legislativa do Ceará será relançado com novo formato, anunciou o presidente da Casa, deputado José Sarto. As 24 canções selecionadas serão apresentadas em fase eliminatória nos dias 30 e 31 de julho, às 19h30, com transmissões ao vivo pelos veículos e redes sociais da Casa. A final será dia 1º de agosto, no mesmo horário, reunindo 12 finalistas. Ao todo, o Festival teve 364 canções inscritas. Serão distribuídos R$ 52 mil em prêmios. “Porém, a grande premiação é a visibilidade e a valorização da nossa música, que é tão rica e diversa. Por isso, faremos também a gravação de um disco com as 12 canções finalistas”, promete.

Mallory
Para melhorar a logística de distribuição de produtos, a Mallory abriu concorrência para contratação de serviços aduaneiros, que serão oferecidos por meio de lances. As empresas interessadas devem enviar propostas até amanhã (15) para o email compras@mallory.com.br. Cada lance será divulgado por meio de edital com antecedência, afirma a empresa em comunicado.

Custos em alta
O IBGE detectou elevação no Ceará de 0,26% nos custos da construção civil em junho. Somando o acumulado de 2020, o Índice da Construção Civil (Sinapi), 2,16%. No mesmo período de 2019, a elevação foi de 0,23% e nos últimos 12 meses, a taxa soma alta de 4,95%. Assim, o custo médio da construção no Estado passou para R$ 1.089,28 por m².

ibyte valoriza experiências em casa
A nova campanha da ibyte, “Você merece”, foca na melhoria da conexão, ainda que virtual, com amigos e familiares. “Como as pessoas estão passando muito tempo em casa, queremos oferecer as melhores experiências na hora de realizar o momento de lazer, reforçando também uma boa conexão no momento de reuniões e aulas à distância. Queremos mostrar que é possível viver grandes momentos no seu próprio lar”, explica o diretor da ibyte, Nelson Gurgel.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS