Economia

Incorporadora investe em startups e soma mais de R$ 150 milhões em negócios

A busca por inovação foi o diferencial para ampliar negócios e criar produtos. As vendas digitais da VCI, por exemplo, somam mais de R$ 150 milhões nos últimos quatro meses.

Marta Bruno
martabruno@ootimista.com.br

A necessidade de aproximação de mercados foi o norte para empresas criarem estratégias de atuação durante os meses de isolamento social. A busca por inovação, aliada à tecnologia, foi o diferencial para manter, ampliar negócios e criar produtos. Isso inclui aquisição de startups e verticalizalização de processos, com a finalidade de expandir o canal eletrônico de vendas. O benefício atinge o mercado e oferece uma nova possibilidade de geração de renda para o empreendedor que está em casa.

Nesse contexto, a VCI SA, incorporadora de marcas da hotelaria internacional, apostou em inovação. Em 2020, a empresa saiu do zero para mais de 30 franqueados. Já nas vendas digitais, os negócios somam mais de R$ 150 milhões nos últimos quatro meses. Os resultados surgiram com o uso de startups específicas para cada projeção do negócio. “Verticalizamos uma série de processos e criamos ou adquirimos empresas startups que tinham sinergia com o nosso negócio”, explica o presidente da empresa, Samuel Sicchierolli. Assim, a incorporadora encontrou soluções para importar, instalar e cuidar dos projetos, com a SBY; atuar junto à equipe de vendas físicas com a Quantum; controlar e gerir atividades operacionais e de gestão dos condomínios através da Triadz; e, com a 2Share, estabelecer um sistema de franquia para multiplicar a penetração de vendas da empresa em todas as regiões do país.

Agregando as diferentes empresas tecnológicas, os canais de venda passam a ser utilizados de forma simultânea e interligada. No país, a VCI SA desenvolve projetos hoteleiros e residenciais de multipropriedade, regime em que cada um dos usuários de um mesmo imóvel é proprietário, com escritura em cartório, de forma vitalícia e com período específico para utilizar o imóvel de maneira exclusiva. Entre as marcas que a empresa incorpora estão a americana Hard Rock e a espanhola Eurostars. “Na prática, nosso planejamento anterior encontrou a oportunidade de ser acelerado na pandemia. Já estávamos há um ano desenvolvendo nosso canal de vendas digital e franquias para ampliar os canais de vendas e propiciar a expansão de imobiliárias especializadas em venda multipropriedade. Isso cresceu exponencialmente durante os quase seis meses de pandemia”, detalha Sicchierolli.

Para isso, a empresa contratou a Cherto Consultoria, uma das maiores especialistas em franchising no Brasil, que estruturou o modelo de franquias em um processo iniciado em 2019. Em 2020, a incorporadora saiu do zero para mais de 30 franqueados. Já nas vendas digitais, os negócios somam mais de R$ 150 milhões nos últimos quatro meses. De acordo com o presidente da VCI SA, a premissa da startup envolve um modelo de negócio escalável e replicável. “É importante ter claro que essa fase já foi superada, a investida 2Share já atingiu o sucesso, encontrou seu modelo de negócio, escalou e, com isso, se tornou referência no mercado de multipropriedade”, comemora. Segundo ele, há procura para expandir as franquias para Argentina, Chile e Peru.

O modelo funciona por um sistema que captura os interessados em projetos Hard Rock Hotel ou Propriedade de Férias. A partir daí, um algoritmo captura os leads e faz contato em diversas plataformas com o prospect, agendando reuniões virtuais ou direcionando para os canais de vendas online. O sucesso na geração de leads foi tão grande, que motivou a estruturação da franquia. Pelo método, cada franqueado monta a loja física ou uma microfranquia digital, recebe os leads já tratados e finaliza a venda recebendo um comissionamento. “Isso propiciou uma expansão qualificada e controlada das vendas em mais de 1.300 municípios distintos. Os concorrentes estão com salas físicas e equipe de venda. Fazer isso com salas físicas em 1.300 cidades é inviável devido ao custo. Nosso modelo é 85% mais barato e com índices de retenção e distratos infinitamente menores que os do mercado”, afirma.

A expectativa da VCI SA para o fim deste ano é cruzar R$ 300 milhões de vendas, considerando o projeto Hard Rock Hotel (na Praia de Lagoinha, no município de Paraipaba) e Ilha do Sol, uma ilha fluvial próxima a Londrina, no Paraná. “Isso deve nos colocar na liderança do mercado, pois mantivemos as vendas e a maioria dos concorrentes ficaram parados por quatro meses”, compara o empresário. A VCI SA é também incorporadora dos hotéis Hard Rock que serão construídos em São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Foz do Iguaçu. A previsão é que as obras do Residence Club at The Hard Rock Hotel Fortaleza, na Lagoinha, sejam concluídas em dezembro de 2021. Após o término, a Hard Rock Internacional começa um período de três meses de testes e treinamento de toda a equipe que vai operar o hotel.

Durante a pandemia, a incorporadora reduziu a equipe de trabalho, conforme determinação de decreto estadual. Segundo o presidente da empresa, só houve um adiamento de entrega de aproximadamente sete meses em relação ao cronograma original. “Considerando a complexidade do projeto (o tamanho da área equivale a 18 quarteirões inteiros) e quantidade de itens e fornecedores a serem gerenciados (mais de 42 mil itens e mais de três mil fornecedores), ressalto que a equipe interna, a gestora de obra e equipe da Hard Rock nos Estados Unidos fizeram um trabalho de gerenciamento excepcional”, avalia Sicchierolli. Só para finalizar o acabamento do bloco hoteleiro, piscinas, spa, ar-condicionado central, entre outros, estão sendo investidos R$ 85 milhões.

Home office e novas rotinas de trabalho

Adotado por grande parte das empresas devido ao isolamento social, o home office chegou para ficar em algumas empresas, o que pode ser considerado uma tendência de mercado.

Há mais de 10 anos, a VSM Comunicação adotou o modelo de trabalho a distância na empresa, sendo uma das primeiras corporações a implementar o sistema. Devido à pandemia de covid-19, o regime home office (já utilizado em situações pontuais) foi retomado integralmente para garantir a segurança dos colaboradores.

De acordo com Marcos André Borges, CEO da VSM Comunicação, esse sistema tem funcionado bem com sua com sua equipe, que consegue manter os resultados sempre dentro do esperado. “Viver essa situação e administrar o trabalho remoto foi natural, porque já tínhamos uma expertise no modelo”, afirma.

Marcos André também comanda o TrensdCe, ferramenta voltada para criar conteúdo especializado em economia e fomentar negócios a partir da interlocução da cadeia produtiva com o setor público. “O conteúdo é atividade meio. A atividade fim é gerar negócios”, classifica o empresário.

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