Economia

Exporecicla fortalece campanha por descarte correto de resíduos

Pela primeira vez online, a Exporecicla acontece este ano nos dias 4 e 5 de novembro, reforçando a busca pela implementação efetiva da Lei 12.305/2010

A implementação efetiva da Lei 12.305/2010, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos, ainda esbarra em alguns obstáculos. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) de 2018, cada brasileiro produz por dia cerca de 1,039 kg de lixo.
Grande parte disso vai para os aterros sanitários, já que só 22% das cidades brasileiras têm coleta seletiva, de acordo com pesquisa realizada pelo Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre).
Durante a pandemia, segundo levantamento da Abrelpe, o número de materiais recicláveis coletados pelos serviços de limpeza aumentou 28% em maio, e 30% em junho na comparação com o mesmo período de 2019.
Nesse período, o setor de reciclagem percebeu ainda mais dificuldades, uma vez as empresas tiveram de fechar as portas e os resíduos domésticos nem sempre têm destinação correta nas cidades cearenses. É o que diz Marcos Albuquerque, diretor da Exporecicla, que acontece de 4 a 5 de novembro. “Os resíduos domiciliares aumentaram, mas não chegaram ao setor da reciclagem. Com isso, muitas empresas fecharam. Nosso objetivo é chamar a atenção do gerador de resíduos, sejam residência, comércio, indústria ou órgão público para o destino correto do lixo. O Ceará ainda é muito atrasado nesse aspecto. São mais de 300 lixões existentes”, lamenta.
De acordo com Marcos, a Exporecicla será uma oportunidade de debater alternativas e saídas para que a Lei seja de fato cumprida, bem como coleta seletiva e logística reversa.
O evento acontece este ano de forma totalmente online e é realizado pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado (Sindiverde).
Durante os dois dias, serão realizadas palestras, oficinas, além de programação infantil e educativa. A organização do evento destaca a busca por interatividade e alta qualidade de transmissão para mais de mil participantes esperados, agregando as 60 empresas associadas, ligadas à indústria de reciclagem, incineradoras, consultoria ambiental, transformação e usinas de aterro.
Destaque do evento é o painel sobre linhas de crédito, que acontece na manhã de quarta-feira (4). “Reivindicamos capital de giro e facilidades para desenvolver a reciclagem. Uma linha de crédito específica seria incentivo pra recuperar as empresas do setor e voltar a gerar emprego e renda, ao passo que preservamos o meio ambiente. Pelo menos 90% das empresas de reciclagem tem ou tiveram dificuldades nessa pandemia”, completa Marcos. (Lucas Braga com Folhapress e Agência Brasil).
mais
EXPORECICLA 2020
Transmissão pelo canal do Youtube: https://bit.ly/3mBhGRf

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS