Jornal Impresso

Editorial O Otimista: Vote consciente

A marca do Grupo Otimista, no pleito deste ano

Especialistas na área costumam dizer que resultados eleitorais são desfechos de tudo o que aconteceu ao longo da campanha. Esse olhar, pelo retrovisor, é muito próprio do mundo da política. Do ponto de vista da sociedade, no sentido mais amplo, entretanto, o que sai das urnas aponta para a frente.

Esse é o foco, para onde todos os brasileiros – em particular, os cearenses –, devem olhar, a partir das 17 horas deste domingo (2), quando será iniciado o processo de apuração. A quantidade de votos que receber cada um dos candidatos, eleitos ou não, ajudará a desenhar, direto e indiretamente, o futuro do País e do Estado.

Segundo a Justiça Eleitoral, são mais de 28 mil postulantes, distribuídos entre candidatos a presidente da República (12), governador de Estado e Distrito Federal (223), senador da República (234), deputado federal (10.271), deputado estadual (16.233) e deputado distrital (591).

Em postos executivos ou parlamentares, homens e mulheres, respaldados pelos 156 milhões de eleitores – 6,8 milhões no Ceará –,
decidirão sobre políticas públicas para a criação de postos de trabalho, redução dos índices de criminalidade, financiamento da saúde, apoio à educação de qualidade, visão de cultura e muitas outras áreas.

A decisões alcançarão mais de 212 milhões de pessoas, entre elas, 9,2 milhões no Ceará. Decidirão, portanto, a nossa vida, em seus aspectos mais amplos, como liberdade, ou algo mais cotidiano, a exemplo de preços em gôndolas de supermercado e farmácias.

As pessoas eleitas neste mês de outubro decidirão até por quem ainda vai nascer, nos próximos anos. Isso mostra o tamanho da responsabilidade que pesa sobre a consciência de cada um. Também é enorme a satisfação com que nós, que fazemos o Grupo Otimista de Comunicação, chegamos a este domingo (2).

Foram dias de planejamento, semanas de execução e meses de distribuição de conteúdos jornalísticos multiplataforma. Essa é a nossa segunda eleição – a primeira foi há dois anos, na corrida municipal – sempre fincados nos princípios de equilíbrio e ponderação, buscando a promoção de disputas políticas transparentes e limpas.

Está sendo um trabalho a dezenas de mãos, nossas e de parceiros, que acreditam, assim como nós, em um Brasil e Ceará mais desenvolvidos e justos, construídos por decisões livres. Vote consciente.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS