Jornal Impresso

Editorial O Otimista: Professor: o ensinador de sonhos

A educação transforma as pessoas e o mundo / Reprodução

Sem receio de estarmos recorrendo a um clichê, este Editorial é dedicado, “com carinho’’, ao mestre, mundialmente homenageado neste sábado, 15 de outubro, Dia do Professor. O motivo é simples e, ao mesmo tempo, profundo: sem a presença de inúmeros seres humanos iluminados, que tanto nos ensinaram, nós, que fazermos o Grupo Otimista, e você, não estaríamos aqui, nos comunicando, através deste texto.

A educação muda, emancipa e amplia a visão das pessoas, transformando o mundo em algo melhor. Com ensinamentos, crianças podem romper barreiras; jovens podem descobrir e desenvolver seus talentos; adultos podem se transformar em referências para sua época. O professor é o ser que constrói a ponte, ligando o universo dessas possibilidades ao ambiente concreto das realizações pessoais e profissionais.

O professor é um sujeito atemporal, que vai conosco aonde vamos, integrado às nossas memórias, individuais e coletivas, técnicas e afetivas. É a tradução mais próxima de quem não nos alimenta por um dia, mas que nos ensina a pescar por toda a nossa existência. É quem coloca a luz à frente de nós, iluminando nossos caminhos.

A metáfora vale para os grandes e insuperáveis, a exemplo do filósofo Aristóteles, professor de Alexandre, o Grande, o líder responsável pela fusão e expansão da cultura helênica; serve para lembrar Antonieta de Barros – primeira mulher negra eleita no Brasil e pioneira na legislação que instituiu o Dia do Professor.

A comparação também pode remeter a milhares de anônimas a anônimos, que com delicadeza e empatia, combatem o analfabetismo, garantindo o direito a milhões de brasileiros serem como nós, que sabemos ler, escrever e compreender, para que não sejam estrangeiras no próprio país.

Nesse ponto, é justo mencionar, honrosamente, os serviços públicos e privados de educação no Ceará. Os primeiros, pelos avanços alcançados na área; os segundos, pela expansão e solidez dos negócios no segmento. Ambos os setores têm em comum o fato de colocarem o professor como personagem central em suas histórias de sucesso.

O processo de aprendizagem abre portas, por onde passamos, para conquistar o que desejamos. Constrói futuros. Ensinar para a vida é um ato de amor e acolhimento. Então, lá vai outro clichê: nossa “singela homenagem e o nosso muito obrigado” ao professor, o ensinador de sonhos.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS