Jornal Impresso

Editorial O Otimista: O melhor pai do mundo

Pais são únicos e incomparáveis / Reprodução

Um dos finais de semana mais aguardados dos últimos meses, este domingo do Dia dos Pais é sinal de casa cheia, almoço em família, restaurantes lotados e entrega de presentes.

Sensíveis ao tema, as redes sociais fazem a festa, embaladas por declarações fofas e fotos desgastadas pelo tempo. Lojistas comemoram o ciclo comercial, atualmente mais diversificado.

Nos papos, haja causos, entre risos ou conversas mansas, para se tentar identificar quantos tipos de pai existem por aí. Não são poucos e a lista não para de crescer.

A sensação é de termos vários pais ao longo da vida – provedores, educadores, conselheiros e contadores de história etc – mais ou menos nessa sequência.

A rigor, todos os tipos são um só: acolhedores de outras pessoas que ajudaram a trazer ao mundo. Em linhas gerais, são amigos, preocupados e apreensivos com o futuro e felicidade dos filhos.

Há, claro, muitos outros. Os que lembram de tudo, se orgulham disso e vivem cobrando. Mas existem os esquecidos, desorganizados e que quase todo dia juram que vão melhorar.

O sensitivo parece que ler pensamento, fala com o olhar e vive citando os próximos passos da prole. Cauteloso é seu sobrenome. Já o engraçado é o palhaço da roda – e geralmente manda bem.

O próprio tempo vem ampliando o mosaico. Os mais clássicos estão com uma pegada jovial, são tecnológicos e conectados. Os mais jovens quase confundem os hábitos com os dos próprios filhos.

O fato é que a ideia contemporânea da figura paterna está cada vez mais fluida. Não precisa mais ser nem a síndrome psicanalítica do herói nem a sina do bandido, como sugere Fábio Jr.

A paternidade vem ganhando novos contornos, a partir da variedade de casais e modelos familiares. Portanto, não somos os mesmos e nem é uma questão de roupa, como recita Belchior.

A rigor, a imagem do pai, no mais das vezes, depende do olhar do próprio filho. Uma boa dica pode ser a questão das referências pessoais. Que tipo de exemplo seu pai é para você?

Se ainda há dúvida, fiquemos tranquilos. Pais são únicos e incomparáveis. Presencialmente ou não, ame-o do seu jeito e do jeito dele. É o seu pai. O melhor pai do mundo.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS