Jornal Impresso

Editorial O Otimista: Expedição Caribe: ousadia e otimismo movem o mundo

Barco Energy Observer é embaixador francês da sustentabilidade / Tapis Rouge

Na próxima quinta-feira (8), o Grupo Otimista de Comunicação começa uma navegação científica de três semanas pelo Caribe, no Energy Observer – o primeiro barco movido a hidrogênio verde do mundo.

Pioneira no Brasil a integrar a tripulação – composta por cientistas, repórteres e marinheiros franceses -, a jornalista Nathalia Bernardo vai compartilhar a experiência no portal, redes sociais, jornal, TV e revistas do Grupo.

Embaixador francês da sustentabilidade, o Energy Observer é um laboratório que funciona com energia solar, eólica, hidrelétrica e hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água do mar.

A iniciativa atesta a viabilidade de um transporte marítimo descarbonizado, zero emissões de gases de efeito estufa, zero partículas finas e zero barulho.

Segundo Victorien Erussard, navegador e fundador da embarcação, um dos objetivos é mostrar a viabilidade das soluções sustentáveis. Ele vislumbra descarbonizar o transporte marítimo mundial, setor que reponde por 3% das emissões mundiais.

Lançada ao mar em 2017, na França, a embarcação já percorreu mais de 60 mil milhas náuticas e 40 países – incluindo o Brasil -, com escala em Fortaleza, no último mês de novembro.

As pautas da jornada contemplarão inovações tecnológicas embarcadas, biodiversidade marinha, integração com a natureza, condições de navegação e cotidiano a bordo entre outras.

Colunista de inovação e sustentabilidade – área em que cursou especialização -, Nathalia Bernardo é pós-graduanda em ESG e pratica diversas modalidades de esportes náuticos.

“Temos objetivos em comum com a odisseia do Energy Observer: construir um futuro mais sustentável. Sabemos que a educação e a comunicação são pontes para isso”, diz Bernardo, diretora-geral do Grupo Otimista.

Por estes e outros propósitos, que têm como foco a preservação da vida de todo o planeta, a “Expedição Caribe”, como carinhosamente estamos chamando, já é marcante na história do Grupo Otimista.

Como dissemos na estreia deste jornal, uma das âncoras do Grupo, no já distante novembro de 2019, “os otimistas são, acima de tudo, ousados”. E somos nós que movemos o mundo.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS