Jornal Impresso

Consumo consciente e o ciclo de vida das embalagens de produtos de limpeza

helaineoliveira@ootimista.com.br

Você sabe quantos produtos de limpeza você utiliza em sua casa por ano? E o que isso representa em quantidade de embalagem plástica utilizada? Na pandemia, os hábitos de limpeza e higiene tornaram-se prioridade nos lares brasileiros, com o foco de cuidar da saúde de todos os moradores e familiares.
De acordo com uma pesquisa da Abrelpe sobre o “Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil”, em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Desse montante, 92% (72,7 milhões) foram coletadas. Esse número alerta que 6,3 milhões de toneladas de resíduos não foram recolhidas junto aos locais de geração.
Ou seja, 29,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos acabaram indo para lixões ou aterros controlados, que não contam com um conjunto de sistemas e medidas necessários para proteger a saúde das pessoas e o Meio Ambiente contra danos e degradações. Em média, cada brasileiro gerou pouco mais de 1 quilo de resíduo por dia.
Para mudar esse quadro, a Unilever realizou um levantamento e chegou à conclusão de que uma em cada três pessoas em todo o mundo usa as marcas da companhia diariamente. Mundialmente, são 40 bilhões de embalagens produzidas por ano. Com isso, a empresa decidiu reduzir em um terço o peso das embalagens até 2020 e aumentar em ao menos 25% a utilização de plástico reciclado nelas até 2025. Além disso, também tem como objetivo ter 100% das embalagens de plástico recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025.
Em continuidade a essas metas, a Unilever anunciou nos últimos meses um investimento de 1 bilhão de euros em pesquisas e desenvolvimento, em um Programa chamado Futuro Limpo, que quer transformar a pegada ambiental de suas marcas globais de limpeza e lavanderia como OMO, Brilhante, Cif, Sétima Geração, entre outras.
Ainda de acordo com a Unilever, as marcas sustentáveis da companhia têm crescido 69% mais rápido do que o restante do negócio e responderam por 75% do crescimento da companhia em 2018.

Fini lança linha de balas veganas

A Fini, líder no segmento de candies no Brasil, anuncia sua entrada no mercado vegano com o lançamento da linha Frutiê, a primeira bala mastigável de pectina da Fini Brasil. A previsão é de que a novidade, produzida na fábrica da Fini em Jundiaí (SP), esteja disponível nos principais pontos de vendas do País e na loja on-line em novembro deste ano. A linha tem certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e o selo de produto vegano em todas as embalagens.

Campanha Natal Sem Fome 2020
A Campanha Natal Sem Fome será lançada no próximo domingo (18), às 8 horas, com uma ação de conscientização no Aterrinho da Praia de Iracema, em frente à Estátua Iracema Guardiã. A iniciativa terá lançamentos em vários estados do Brasil no mesmo dia. A Campanha Natal sem Fome é promovida anualmente desde 1993, articulada nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania e desenvolvida no Ceará pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), que abre sua sede para receber as doações (Av. Dr. Silas Munguba, 3500 – Itaperi. Fone: 85 3209.9237 / Whatsapp: 85 99129-5332).

Direito à alimentação
Além de arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade social, a edição deste ano pretende conscientizar e orientar sobre o direito a uma alimentação saudável e à segurança alimentar e nutricional. A meta de arrecadação para o Ceará é de 36,7 toneladas.

Lives para conscientizar
Até o final da campanha, o Inec também promoverá uma série de lives no Instagram, com temas associados à segurança alimentar. No dia 10 de novembro, será realizada uma transmissão especial no canal do Inec no Youtube (https://www.youtube.com/user/CanalINEC).

Festival Costume Saudável vem aí

O Mercadinhos São Luiz realiza a oitava edição do Festival Costume Saudável nos dias 24 e 25 deste mês. Considerado o maior evento de hábitos saudáveis do Norte/Nordeste, o encontro terá uma programação 100% virtual. Serão dois “palcos” para as palestras, aulas de atividade física e oficinas gastronômicas: uma no Youtube do São Luiz (https://www.youtube.com/user/mercadinhossaoluiz) e outra no Instagram do evento (@festivalcostumesaudavel). A idealizadora do festival, Joana Ramalho (foto), fará parte da programação, no bate-papo “O esporte transforma vidas”, com o treinador Alberto Bial.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS