Economia

Ceará poderá ser beneficiado com acordo entre Câmara Árabe e Apex Brasil

Diretor da agência, cearense Lucas Fiuza aponta potencial para exportação de calçados, castanhas e frutas

Lucas Fiuza, diretor da Apex-Brasil (Foto: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Um acordo de cooperação técnica firmado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) na última semana tem potencial de ampliar muito as relações comerciais entre o Ceará e os países árabes e islâmicos, aponta o diretor de negócios da Apex, o cearense Lucas Fiuza.
Inicialmente, o acordo prevê um plano de trabalho conjunto para ações de networking na Expo Dubai, que começa em outubro; realização de roadshows no Brasil, visando atrair investidores árabes, e qualificação de empresas brasileiras para adequação de processos e produtos a exigências de países islâmicos.

No entanto, o setor produtivo cearense pode sair na frente: “além dos setores que já tem uma relação de exportações para a região como calçados, castanha de caju e melões, identificamos potencial na área de moda, cosméticos e higiene pessoal”, aponta Fiuza. “Mas os empreendedores precisam também fazer sua parte para buscar a conexão com esse mercado, estudando a vocação de seus produtos e serviços para a região. Na APEX, nós fazemos esse auxílio com inteligência de mercado”, conclui.

O gestor também ressalta que laços culturais entre cearenses e povos árabes podem facilitar a atração de investimentos deles no Ceará: “há uma grande comunidade de ascendência árabe no Ceará e esse estreitamento das relações comerciais com o Brasil pode gerar novos negócios para o nosso estado”, ressalta.

Aeroporto tem acréscimo de 10,8% na movimentação
Em agosto deste ano, 350.243 passageiros passaram pelo Aeroporto de Fortaleza, segundo dados da Fraport Brasil, administradora do equipamento. Com o resultado, o terminal acumula movimentação de 2,21 milhões de pessoas nos oito primeiros meses deste ano, crescimento de 10,8% em relação a igual período de 2020. Na comparação com agosto do ano passado, o crescimento na movimentação de passageiros foi de 132,2% no mês passado, sinalizando o processo de retomada do mercado aéreo nacional, após ser fortemente prejudicado pela pandemia de covid-19.

18,7%
Em relação a julho desde ano, porém, o fluxo de pessoas no Aeroporto de Fortaleza apresentou recuo de 17,2%. Em agosto deste ano, a Fraport contabilizou 4.002 voos no terminal cearense. No acumulado de 2021, já são 24.516 operações, avanço de 18,7% ante igual período de 2020. Quanto à movimentação de cargas , foram 20.100 toneladas, crescimento de 7,7%.
 
Buteco
O tradicional festival Comida di Buteco anuncia hoje o vencedor da etapa Fortaleza, em evento no Hotel Sonata de Iracema. Estão no páreo 11 bares que foram avaliados em quatro aspectos por um juri técnico. A votação do público também é levada em consideração na nota final. O vencedor local vai concorrer na etapa nacional, com final marcada para o dia 6 de outubro.

Maracanaú, Sema e UFC oficializam nova ARIE

Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú (Foto: Divulgação)
Paulo André Holanda, diretor-superintendente do Senai Ceará (Foto: Divulgação)

Com uma coleção de palmeiras, sendo a maior parte, carnaúbas, a Fazenda Raposa será oficializada hoje como Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE. O prefeito Roberto Pessoa (PSDB) vai assinar termo de cooperação técnica com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), às 11h. Quando concluído, o complexo englobará o Centro de Tradições Nordestinas, os museus do Ceará e da Carnaúba, o Jardim Botânico do Estado e um polo de desenvolvimento científico e tecnológico. A área, de 136 hectares, foi doada à UFC em 1969, pela Companhia Ceras Johnson (S. C. Johnson & Son).

Senai CE inaugura hoje o Habitat de Inovação
O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e o diretor-superintendente do Senai Ceará. Paulo André Holanda, inauguram logo mais, às 8h, o Habitat de Inovação, nova estrutura voltada para a inovação, localizada no Senai Maracanaú. O diretor-geral do Senai nacional, Rafael Lucchesi, também participará da solenidade. O equipamento foi criado para servir de elo de ligação entre startups, empreendedores, inventores, alunos e indústrias para o desenvolvimento de negócios inovadores e de impacto.



Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS