Economia

Ceará é certificado com o selo “Safe Travels”, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo

Estado deve retormar promoção do destino turístico e selo de segurança será um atrativo a mais para atrair visitantes

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Ostentando agora a certificação “Safe Travels”, conferida a destinos que adotam medidas de controle para preservar a segurança do viajantes durante a pandemia, o Ceará deve voltar aos poucos a ser um destino turístico promissor. A partir de agora, o Estado tende a retomar o ciclo de promoção como destino turístico, exibindo além dos atrativos naturais, equipamentos e cultura, a certificação como destino seguro.

Criado em maio pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o selo reconhece destinos que adotam protocolos rígidos de biossegurança, elaborados com a colaboração de entidades como as organizações mundiais de Saúde (OMS) e de Turismo (OIT), além das associações internacionais de Transporte Aéreo (IATA) e de Cruzeiros Marítimos (CLIA). “Aguardamos ter todos os protocolos prontos e aprovados para dar entrada no processo junto à WTTC e agora podemos dizer que temos essa certificação mundial e o turista pode estar tranquilo no nosso destino. Esperamos que o visitante também cumpra o que foi estabelecido nos protocolos para mantermos juntos o Ceará como destino seguro”, comemorou Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará.

Segurança como prioridade
O secretário do Turismo, que já havia afirmado para esta coluna que certificações de segurança seriam essenciais para a retomada do setor, reafirma que o Ceará saiu na frente mais uma vez com este atestado, pois a “manutenção do controle da covid-19 é essencial, por dar ao turista a segurança que o destino tem forte controle (sobre a pandemia)”. Na sua avaliação, “com trabalho responsável e envolvimento de toda cadeia, voltaremos fortes”, e afirma ainda que a recuperação do turismo doméstico “será mais rápida, porém bem aquém do passado”.

Internacional
Arialdo Pinho faz ressalva sobre o controle da pandemia no Brasil, que pode afetar o fluxo de estrangeiros. “No internacional necessitamos mudar o panorama do destino Brasil, para retorno do turismo. Mesmo com a vacina o turismo deve voltar a sua plena carga entre 2023 para 2024, se houver promoção do destino no mercado internacional”, conclui.

Ocupação
Levantamento feito pela Setur apontou que para o feriado prolongado que inicia hoje e vai até segunda-feira (12), a ocupação hoteleira no Ceará deve ficar em 46,93% em Fortaleza e chegar a uma média de 85,37% nos principais destinos do interior. Os mais procurados são: Cumbuco (93,2%), Jeri (92,42%) e Flexeiras/Mundaú (91,89%).

Centro Fashion aposta nas redes sociais
Graças à ferramenta Feira Digital, no site do Centro Fashion Fortaleza, boa parte das vendas para o Dias das Crianças deve se dar por meio eletrônico. Tanto que o empreendimento lançou a campanha “Dia das Crianças Centro Fashion, dá o play nas compras”, com foco em divulgação das ofertas pelas redes sociais das mais de mil marcas disponíveis no shopping. E para quem prefere comprar presencialmente, o diretor do complexo, André Pontes, garante: “temos um protocolo de biossegurança bem criterioso, oferecemos uma experiência de compra segura, com opções de roupas, calçados e acessórios com preço bom e de ótima qualidade”.

ibyte promove campanha do Dia das Crianças
Várias ofertas especiais, tanto no site quanto nas lojas físicas, integram a campanha da ibyte para o Dia das Crianças. “Nossos produtos são ideais para o público infantil que ama se conectar à brincadeira e a criatividade. Apresentamos produtos de qualidade e marcas referências no segmento”, garante o diretor de marketing da ibyte, Nelson Gurgel. Entre as promoções pensadas para a data, estão tablets Kid Pad, PlayStation e patinete elétrico, entre outras.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS