Economia

Aeroporto de Aracati começa a receber voos diretos de São Paulo

O voo inaugural foi realizado ontem (17). A nova rota será regular, com dois voos por semana, sendo um de ida e outro de volta. A operação foi articulada pela Secretaria do Turismo do Ceará

O Aeroporto de Aracati voltou a receber voos regulares da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A rota direta vinda de Campinas (SP) a Aracati (CE), foi inaugurada ontem (17) com a chegada da aeronave 195 E2 no terminal instalado no Litoral Leste do Ceará, que saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Recém-fabricada, de segunda geração da Embraer, a aeronave comporta 136 passageiros. A nova rota será regular, com duração de cerca de 3h30min. Serão dois voos da Azul por semana, um de ida e outro de volta, operando às quintas-feiras e aos domingos.
A aeronave chegou em solo cearense por volta das 16h30min de ontem, após ter saído de São Paulo por volta das 13h da quinta. De acordo com o prefeito, Bismark Maia, que estava a bordo, o aeroporto e o voo comercial inaugurado irão potencializar o turismo no Litoral Leste do Ceará. “Tenho certeza de que esse aeroporto vai ser o aeroporto suporte de Fortaleza”, disse Maia.

Setur
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) articulou a operação. “Era um desejo muito grande e que nós estávamos querendo trazer essas operações”, disse o secretário Arialdo Pinho. De acordo com o titular da pasta, o acordo feito com a companhia integra ação de regionalização dos voos aos aeroportos do interior. Em janeiro deste ano, o aeroporto, gerido através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), recebeu a certificação definitiva emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar na aviação comercial. O Certificado Operacional de Aeroporto foi concedido através da Portaria Nº. 3.971/SIA, de 27 de dezembro de 2019.
À época, o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da SOP, Claudio Sampaio, afirmou que a decisão fez com que “o Aeroporto Dragão do Mar, localizado em Aracati, possa continuar realizando os voos da aviação regular e expandir toda a capacidade que tem para dar suporte às operações de transporte aéreo”. A pista tem 1.800 metros de comprimento por 30 metros de largura, o que permite a operação de aeronaves como o Boeing 737-700 – com capacidade para até 138 passageiros – e o Embraer-195 – até 118 passageiros. “O processo de certificação dos aeroportos normalmente tem duas grandes fases. A primeira é uma inspeção inicial para a certificação provisória, que foi feita em 2018, envolvia basicamente a avaliação de infraestrutura e permitiu o início dos voos da aviação regular no local. A segunda fase, que ocorreu em novembro do ano passado, foi referente à certificação definitiva e observou processos rotineiros de condução das operações”. O terminal tem capacidade para até 200 mil passageiros por ano.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS