Economia

Jacaúna se reestrutura para voltar a crescer; novas lojas em três estados estão em estudo

Durante o período de isolamento, a Jacaúna reestruturou setores e concluiu um novo galpão para separar a produção de móveis em madeira maciça dos laminados

Principal fábrica de móveis do Ceará, a Jacaúna não apenas retomou gradativamente a produção, quanto já espera ampliar a capacidade produtiva em até 30%, por meio de um novo galpão para beneficiamento de móveis laminados. Também há estudos em andamento para inaugurar lojas em três estados, provavelmente, ainda no primeiro semestre de 2021. De acordo com o diretor industrial do grupo, Roger Aguiar, o novo galpão está pronto e vai separar as áreas de móveis em MDF e lâminas naturais e decompostas da área de produção de itens em madeira maciça. “Também estamos programando a compra de um robô de usinagem de madeira maciça, que virá da Itália”, comemora. Outro investimento feito no período fechada foi a melhoria dos setores de pintura e de acabamento, cita.
O empresário conta que o isolamento social foi importante para “repensar o negócio e otimizar áreas”. “Foi como se parasse um avião em pleno voo, então tomamos a decisão de reduzir a produção para resguardar o futuro da empresa e a retomada da produção, passamos a apenas entregar o que estava encomendado e fazer manutenções, mudar o layout da fábrica, além de ativar o e-commerce, que era um projeto que não tinha saído o papel ainda”, afirma.

Esperança com a retomada
Atualmente, a fábrica da Jacaúna já opera com quase 50% da capacidade e a expectativa é ultrapassar a produção pré-pandemia até o primeiro trimestre de 2021. Aproximadamente 80% da rede de lojas voltou a funcionar. “Nós estamos esperançosos, junho agora vendeu mais que junho de 2019 e notamos que há uma demanda de consumo reprimida”, compara Roger Aguiar. A Jacaúna “também cresceu no segmento corporativo, estamos negociando o fornecimento para oito hotéis no Ceará e mais um em Santa Catarina”, adianta.

Festival de Gastronomia vem aí
Avançando na reabertura das atividades depois de período de isolamento social rígido, Aracati espera realizar a quarta edição do seu Festival de Gastronomia e Cultura este ano. A festa coincide com o aniversário da cidade e leva chefs renomados do Ceará e do Brasil, shows, mostra de artesanato, cursos e oficinas para as ruas do Centro Histórico. O Sebrae é parceiro da iniciativa. “O Festival é um sucesso, evento de alta qualidade que vem crescendo, ano a ano. Vai haver, se Deus quiser, no final de outubro. Já estamos trabalhando todas as medidas necessárias para não ter problema nenhum em relação a contaminação”, adianta o prefeito, Bismarck Maia.

 

Viagem
Quase 38% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos 12 meses, segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Hibou com o site VPNY (Vou para New York), feita com 1,3 mil entrevistados de diferentes regiões do Brasil. Outros 29,5% gostariam, mas não vão viajar, e 12% declararam que não viajar e não pretendem fazê-lo em breve.

Destinos
Entre as intenções de destino, 55,4% declararam que pretendem viajar pelo Brasil, sendo 26,8% no próprio estado de residência; 16,9% para a Europa e 8,9% para a América do Norte. 70% dos entrevistados disseram pretender viajar com família ou parceiros; 10,27% com amigos e 8,91% declarou querer viajar só.

TJCE avança em projeto em parceria com o BID
Mais uma etapa de preparação do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud) foi concluída, na última semana, pelo Tribunal de Justiça do Ceará. O Promojud é feito em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que estava em missão virtual com o TJ. “Receberemos uma nova Missão no próximo mês e nossa expectativa é já iniciar 2021 com a assinatura do projeto”, destacou o presidente do tribunal, desembargador Washington Araújo.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS