Jornal Impresso

A responsabilidade social de M. Dias Branco

Rossana Köpf é psicanalista

A responsabilidade social que o grupo M. Dias Branco está fazendo em relação aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul é uma das maiores caridades já vistas. A caridade é a virtude em nome da qual o homem ama a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. É o próprio Jesus quem comunica este novo mandamento aos seus discípulos: “Naquele tempo Jesus disse: «Agora o Filho do homem foi glorificado e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, Deus também o glorificará da sua parte e o glorificará imediatamente. Filhos, estou com vocês mais um pouco. Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês também devem amar uns aos outros. Nisto todos saberão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros”. (Jo 13,31-33a.34-35).

A caridade é, portanto, antes de tudo amor. Amor pelos outros, por quem está próximo, mas também por quem não está, mas precisa da nossa ajuda, do nosso amor, justamente. Um amor que deve ser gratuito, autêntico, oferecido e vivido em nome de Jesus, com um sorriso nos lábios e um coração leve e cheio de felicidade. Por isso, o grupo M. Dias Branco está fazendo um gesto de amor e generosidade.

Caridade não é apenas dar algumas moedas que pesam no bolso. É hospitalidade, disponibilidade, vontade de encontrar tempo e energia para dedicar aos outros, tirando-os de nós mesmos, sacrificando o que gostamos de fazer e temos que nos colocar ao serviço dos outros, dos pobres, dos necessitados, em nome de um sentido superior de justiça, de um anseio pelo que é certo, bom, belo.
A caridade nos pede para chamar os outros pelo nome e não necessariamente encaixá-los em nossas categorias.

A beleza da caridade está em conformar-se aos desejos do outro, daquele que você quer ajudar. A caridade está sempre pronta para surpreender o outro. A caridade permeia todas as relações e nos convoca a colocar continuamente em ação nossos padrões constituídos por papéis técnicos. Ivens Dias Branco Júnior, com toda sua família e empresa, estão mostrando o quanto é divino ser generoso. Muitas empresas deveriam seguir esse exemplo padrão de caridade, muitos advogados , médicos e, principalmente, os que gastam dinheiro com tolices deveriam em um momento desse tão trágico pensar no sofrimento do seu próximo.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS