Evento

Turismo passa por ressignificação e absorve novos públicos, avalia Chieko Aoki

Considerada a “dama da hotelaria do Brasil”, Chieko Aoki enxerga potencial de Fortaleza principalmente nos seguimentos bleisure e location

Data do evento:

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Fundadora da rede Blue Tree Hotels e uma das principais referências do turismo no Brasil – tanto que é conhecida como “a dama da hotelaria” – Chieko Aoki avalia que o setor tem experimentado profundas mudanças e que vai sair da crise mais forte, por estar absorvendo novos públicos. “O turismo será a maior indústria do mundo, porque ninguém sabe onde começa e onde termina. No mínimo, 60 setores da economia são movimentados, embora eu ache que seja muito mais. E eu não perco isso de vista. O ser humano tem um anseio muito grande de liberdade, de sentir o mundo. Não acho que o turismo vai acabar, ao contrário. O turismo de negócios claro que vai diminuir, mas vai ganhar outros setores”. Aoki cita os segmento bleisures (junção das palavras businness e leisure, ou seja, negócios e lazer), “principalmente em Fortaleza”, e também location, “do pessoal da própria cidade que busca lazer nos hotéis próximos”. “O público está mudando, o comportamento que não muda nunca é que o ser humano precisa de lazer, de alegria e de encontros. Ninguém aguenta não estar com ninguém. Aplicativo não cria cultura de empresa, não cria laços fortes, não cria uma interação de sentimento com sentimento”, conclui.

Foco nas capitais
Aoki inaugurou em Fortaleza, na última semana, a 23ª unidade administrada pela Blue Tree, na Beira Mar. De acordo com a empresária, algumas outras oportunidades estão em estudo. Inclusive, no Nordeste. “As pessoas estão saindo das capitais para cidades menores e hoje a tecnologia permite que as pessoas estejam onde quiserem para trabalhar. Então eu estou de olho, tem muita coisa que pode vir em breve, mas o foco continua sendo as capitais”.

Propaganda do Bem
O projeto Propaganda do Bem já tem a edição de 2021 confirmada. A deste ano, que tem como tema Generosidade, estendeu pós-isolamento social, inclusive mantendo o Museu das Boas Notícias aberto no RioMar Fortaleza. A mostra exalta as notícias positivas e de esperança que já aconteceram em crises de saúde pública no passado ou que estão em curso este ano. “Queremos mostrar que a generosidade não se dá apenas com recurso financeiro, mas também com habilidade, tempo e talento. Parar, dar atenção e ouvir alguém já é um ato de generosidade. Principalmente nesse momento que estamos vivendo, isso traz benefícios a quem pratica e quem recebe”, afirma o co-fundador da campanha, Tavinho Brígido.

2021
A próxima edição da Propaganda do Bem já tem tema definido. A partir de janeiro já começam a rodar as primeiras peças, que vão abordar sustentabilidade e o meio-ambiente, com o mote “Consumo Consciente”, promovendo as ações do dia a dia que ajudam a construir um mundo melhor para hoje e um planeta possível para as próximas gerações.

Workonect
Além da Propaganda do Bem, Tavinho Brígido comemora ainda o sucesso da startup Workonect, que garante endereço fiscal com rapidez aos clientes corporativos que trabalham em coworking, além de intermediação contábil. Nascida em 2019, a Workonect foi premiada no Startup Journey, concurso promovido pelo Google Business Group.

MOB amplia rede em Fortaleza
Com expectativa de conquistar 70 mil clientes até o fim do ano, a Mob Telecom anunciou a chegada em 5 novos bairros de Fortaleza: Aerolândia, Álvaro Weyne, Carlito Pamplona, Praia de Iracema e Bairro de Fátima. Com a inclusão desses, são agora 78 bairros na capital. Em 2020, a Mob já cresceu 54% e, até o fim do ano, previsão é de que a empresa cresça 150%. Ao todo, são 900 mil clientes no Nordeste, Distrito Federal e São Paulo, além de mais de 20 mil km de fibra ótica.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS