Economia

Marquise é reconhecida novamente como a maior do Norte/Nordeste

Ranking elaborado pela publicação especializada “O Empreiteiro” posiciona a cearense como a 19ª maior do Brasil; foram avaliadas 449 construtoras

Erivaldo Arraes e José Carlos Pontes, sócios do Grupo Marquise (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Mais uma vez, a construtora Marquise foi eleita a maior do Norte/Nordeste no Ranking da Engenharia Brasileira, apresentado pela Revista ‘o Empreiteiro’, que contempla os dados de 449 empresas avaliadas. A Marquise também aparece como a 19ª maior do País.

O Ranking da Engenharia Brasileira é referência para os players do mercado e contratantes, sejam eles públicos ou privados. O estudo tem como critério de classificação a receita operacional bruta.

A construtora fundada em 1974 pelos engenheiros Erivaldo Arraes e José Carlos Pontes aparece com mais de R$ 560 milhões, de acordo com a tabela apresentada pela O Empreiteiro.


“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Isso reflete claramente a curva crescente da construção civil, que costuma ser a mola impulsionadora da economia do País. As perspectivas para os próximos anos são ainda melhores”, afirma Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura.

O Grupo Marquise acaba de lançar uma marca de entrada, a M. Lar, voltada para imóveis de médio padrão, financiados pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE); e está lançando, com a bandeira Marquise, dois empreendimentos de alto padrão em São Paulo, próximo ao Parque Ibirapuera.

Recordes de geração de energia solar
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou, em julho, 10 recordes de produção de energia de fontes renováveis na região Nordeste. Foram quatro recordes de geração eólica média e quatro de geração instantânea, além de dois recordes de produção de energia solar. No dia 22 de julho, o Nordeste gerou, pela primeira vez, 102% da energia necessária para atender a demanda de toda a região por 24 horas, ressaltou o Ministério de Minas e Energia. Neste dia, foram produzidos mais de 11 mil megawatts médios de energia eólica.

O executivo Geraldo Luciano encabeça a programação (Foto: Tapis Rouge)

1º Fórum Mittu Norte e Nordeste
Programado para ocorrer no próximo dia 14, no BS Design, a primeira edição do 1° Fórum da Fintech Mittu Norte e Nordeste vai debater com gestores condominiais temas como inovação tecnológica, tendências de mercado, segurança de condomínios e economia financeira. O executivo Geraldo Luciano encabeça a programação, que conta ainda com nomes como Coronel Adriano, ex Comandante Geral Adjunto da Polícia Militar; Gabriel Rangel, gestor de condomínios, e Vicente Neto, CEO da Mittu, fintech que integra o Grupo Servnac. O evento é gratuito e voltado tanto para administradores, quanto para síndicos não profissionais.

Luz branca
Conforme anunciado em junho por Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em entrevista à TV Otimista, Fortaleza alcançou a marca de 95,6% dos pontos de iluminação pública em LED ou luz branca. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Sarto para que possamos deixar a cidade de Fortaleza cada vez mais iluminada, segura e melhor de se viver”, afirma.

Haus
A Monteplan Engenharia está preparando a entrega do seu mais novo condomínio, o Residencial Haus João Bezerra Filho. Localizado na Aldeota, próximo à Igreja do Cristo Rei, terá 51 unidades (três por andar) de 100 m° privativos, com três suítes, sendo uma reversível, e opções para duas ou três vagas de garagem. A área de lazer conta com itens como piscina, fitness center, cinema e paisagismo.

Deputado Queiroz Filho (Foto: Divulgação)

Inteligência Artificial é tema de projeto de lei
Aprovado na última semana pela Assembleia Legislativa do Ceará, Projeto de Lei apresentado pelo deputado Queiroz Filho (PDT) sobre sistemas de inteligência artificial é o primeiro do tipo no Brasil. “Não se trata de regulamentação, mas sim, do estabelecimento de princípios e responsabilidades sobre quem elabora as plataformas de inteligência artificial, de forma a incentivar o desenvolvimento tecnológico de uma maneira segura, em que prevaleça a ética e o respeito ao ser humano”, explica o autor do projeto.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS