Economia

M. Dias Branco revela plano para conquistar Sul e Sudeste do Brasil

Para isso, a empresa desenvolveu uma estratégia que incluiu a aquisição de empresas já consolidadas no mercado, parcerias com startups, investimentos em mídia e novas linhas de produtos

Gustavo Theodozio, presidente de investimentos e controladoria da M. Dias Branco (Foto: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

A companhia cearense M. Dias Branco, fabricante nacional de biscoitos e massas e detentora de marcas como Adria, Piraquê e Vitarella, está se preparando para avançar também nas regiões Sul e Sudeste do País. Hoje, 60% da receita da empresa vêm do Norte e Nordeste. Para isso, desenvolveu uma estratégia que incluiu a aquisição de empresas já consolidadas no mercado, parcerias com startups, investimentos em mídia e novas linhas de produtos.

“Nossa estratégia divide o Brasil em dois. Na defesa, estão o Norte e Nordeste, enquanto no ataque temos o Sul e o Sudeste. A ideia é, de um lado, proteger nosso mercado principal, e, de outro, avançar. Para conseguir colocar esse plano em prática, passamos a olhar também para startups brasileiras”, disse à Forbes Gustavo Theodozio, vice-presidente de investimentos e controladoria do grupo.

Ele afirmou que a compra da Piraquê pelo grupo, em 2018, estimulou o plano de expansão da companhia, começando com a desconcentração da marca, que saiu do Rio de Janeiro em direção a São Paulo e Minas Gerais.

“(A M. Dias Branco) é líder nacional nas categorias de biscoitos e massas, mas com presença muito forte no Norte e Nordeste. Isso significa que existe uma avenida de crescimento a ser explorada pela companhia, que inclui o Sul e Sudeste”, destacou.

Cartão BNB Agropecuária
Demanda apresentada pelo Instituto Luiz Girão, o “Cartão BNB Agropecuária”, que o Banco do Nordeste está lançando, é uma demanda de produtores de leite da região. Segundo o BNB, o cartão vai atender “a demanda dos produtores de leite, visando à criação e operacionalização do Cartão de Crédito Rotativo de custeio para a produção de leite”. Em abaixo-assinado dos produtores enviado ao presidente do BNB, Romildo Rolim, é reforçado que o banco “tem todas as condições de criar este carão, desburocratizado, para viabilizar, de fato, o atendimento”.

Alide Verde
Ainda falando em BNB, a linha de crédito FNE Sol Pessoa Física rendeu ao banco o Prêmio Alide de Reconhecimento das Melhores Práticas em Instituições Financeiras de Desenvolvimento 2021, na categoria especial Alide Verde, em mérito à contribuição e à proteção do meio ambiente. A premiação ocorreu na quarta-feira (26), em evento virtual a partir da capital peruana Lima.

Aeris
A cearense Aeris Energy pretende iniciar, até o fim deste semestre, a operação da terceira planta industrial no Pecém e inaugurar um novo centro de distribuição em Caucaia. Os projetos somam investimentos de mais de R$ 500 milhões, informou o diretor de planejamento e relações com investidores, Bruno Lolli, ao jornal Valor Econômico.

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec (Foto: Tapis Rouge)

Núcleo ESG-FIEC vai fortalecer indústria cearense
O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, criou o Núcleo ESG com o propósito de garantir “o fortalecimento da indústria” no Ceará. “Ao instituir o Núcleo ESG-FIEC, estamos dando mais um passo rumo à concretização da nossa missão. Com ele queremos preparar a indústria cearense para competir de forma ainda mais inovadora, valorizando a diversidade e a inteligência das pessoas, respeitando o meio ambiente e gerando resultados duradouros, que beneficiem todas as partes interessadas. O Núcleo ESG-FIEC se soma aos demais instrumentos da Federação, no propósito de sedimentar a caminhada do industrial cearense rumo ao futuro”, reforça Cavalcante.

Annette de Castro, CEO da Mallory (Foto: Tapis Rouge)

Annette de Castro concorre ao Prêmio Mulher Economista
A CEO da Mallory, Annette de Castro, é uma das indicadas ao Prêmio Mulher Economista 2021, concedido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), na categoria Mulher Transformadora. Ela é co-fundadora e líder do Grupo Mulheres do Brasil e coordena o núcleo do Ceará. Durante a pandemia, liderou várias iniciativas como desenvolvimento e produção de respiradores, doação de máscaras, cestas básicas e séries ”escuta com afeto” provendo bem estar emocional para mulheres e “conexões empreendedoras”.

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