Covid-19

Vacinas de Oxford/AstraZeneca do Ceará irão para idosos acima de 75 anos; agendamento teve início neste domingo (24)

Efetivo completo de profissionais da saúde será imunizado com doses da CoronaVac que estavam em reserva estratégica

Enfermeiro prepara a aplicação de dose da vacina de Oxford (Foto: Claudia Martini/Folhapress)

Imunizantes produzidos pela Oxford/AstraZeneca tiveram seus destinos definidos no Ceará durante reunião na manhã deste domingo (24). Gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza se encontraram na Escola de Saúde Pública para alinharem a distribuição das mais de 72 mil doses que o estado recebeu.

Entre as decisões tomadas, está a que idosos com 75 anos ou mais serão os primeiros a receber esta vacina. O grupo está como prioritário da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde. No Ceará, eles começam a ser imunizados na quarta-feira (27).

Sobre a distribuição entre os municípios, ficou acertado que Fortaleza receberá 34% (24.650) das doses e o interior, 66% (47.850).

Para realizar a distribuição das vacina pelo Ceará, a logística vai seguir o modelo que foi realizado pela Sesa no lote inicial da CoronaVac. A partir desta segunda-feira (25), as doses serão enviadas para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Ceará.

O cadastro para a vacinação dos idosos com mais 75 anos acontecerá de acordo com as orientações das respectivas secretarias de saúde dos municípios. Alguns locais podem optar por imunizar nas residências ou realizar por meio de drive-thru por agendamento. Cada prefeitura divulgará seu método ao longo dos próximos dias.

Todas as 72.500 doses serão aplicadas em pessoas diferentes, já que a vacina de Oxford/AstraZeneca permite que a segunda porção do imunizante seja aplicada até 90 dias depois. Isto será possível porque há previsão de chegada de novos lotes deste imunizante em fevereiro.

Em Fortaleza

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Sarto (PDT) afirmou que o agendamento para a vacinação em Fortaleza terá início na noite deste domingo (24). Profissionais da saúde e idosos a partir de 75 anos poderão marcar quando serão imunizados através do site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/.

A primeira data é às 13h do da quarta-feira (27). O médicos serão vacinados na estrutura montada no Centro de Eventos do Ceará. Já os idosos poderão escolher se receberão a aplicação do imunizante em casa ou se irão até um dos pontos de drive-thru.

Profissionais de Saúde

As doses da CoronaVac ainda estão sendo aplicadas. O Estado definiu que irá usar as doses que estavam na reserva estratégica para imunizar todos os profissionais que trabalham em hospitais polos, hospitais regionais, UPAs e SAMU das regiões cearenses.

Antes deles, foram priorizados os profissionais de saúde da linha de frente de combate à covid=19, idosos institucionalizados e indígenas.

“A estratégia foi usar grupos diferentes para vacinas diferentes, para facilitar a identificação na hora da aplicação da segunda dose. Nós vamos priorizar a imunização dos idosos a partir de 75 anos e de 100% dos trabalhadores das unidades de saúde”, destacou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), durante a reunião.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS