Colunista

TREs bancarem formação política? Como assim? – por Erivaldo Carvalho

Deputado Célio Studart (PSD-CE) é autor do projeto / Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) quer que os Tribunais Regionais Eleitorais ofereçam cursos aos candidatos eleitos para o Poder Legislativo. Pelo projeto do parlamentar cearense, o foco seria ciência política e administração pública.

Célio diz que a iniciativa visa a um melhor exercício do mandato parlamentar. O deputado detalha os temas: organização da República Federativa, orçamento, contabilidade pública, processo legislativo e por aí vai.

Ora, ora. Não é papel da Justiça Eleitoral se debruçar sobre currículo e qualificação de quem chega a um mandato parlamentar. Já lhe é muito desafiador o mister de tentar garantir as condições de igualdade no pleito.

Segundo ponto. Todo partido político tem por obrigação legal e funcional cuidar da formação de seus quadros. Para isso existem as fundações e institutos, nababescamente bancados com dinheiro público.

Não cabe repassar às instituições, como a Justiça Eleitoral, a culpa pela incompetência e decadência das siglas. Isso serve para quase todas os partidos.

Terceiro e último aspecto: na vida pública, antes de se tentar ser empático, é de bom alvitre se perguntar se o dever de casa está sendo feito. É isso.

Gratuidade estudantil será esforço orçamentário hercúleo

Sistema é muito oneroso / Divulgação

Antiga bandeira do movimento estudantil, o passe livre universal é uma quimera. O sistema é muito oneroso. Daí a importância das duas passagens gratuitas a cada dia útil. O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto (PDT).

Será um esforço orçamentário hercúleo. São 340 mil carteiras de estudante. Bem recebida, iniciativa vai fazer a diferença no orçamento doméstico de famílias de baixa renda. Também sinaliza compromisso da gestão com a educação.

Alô, Câmara Municipal
Há quase dez meses, quatro vereadores de Fortaleza – Carmelo Neto (PL), Antonio Henrique (PDT), Larissa Gaspar (PT) e Sargento Reginauro (União Brasil) -, foram eleitos deputados estaduais.

Nas últimas semanas, outros dois edis – Ana Paula (PDT) e Priscila Costa (PL) – assumiram mandatos na Câmara dos Deputados. A pedetista está no lugar de Eduardo Bismarck. Priscila, no de Yuri do Paredão.

Pois bem. No sistema público de informação da Câmara Municipal de Fortaleza ainda constam os nomes dos seis.

Dia do Estudante
Mote para vários pronunciamentos em todo o Brasil, este 11 de agosto, Dia do Estudante, tem força histórica.

Foi nessa seara onde nasceram e cresceram muitos dos atuais líderes políticos, ainda em atividade.

Não se faz movimento estudantil como antigamente. Sinais dos tempos, assembleias viraram bolhas em redes e cards substituíram cartazes.

Pré-Conefaz 2023
O deputado federal Mauro Filho (PDT), o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Francelino Valença, e o secretário da Fazenda do Estado, Fabrízio Gomes, são palestrantes no 1º Seminário Pré-Conefaz 2023.

O tema do evento será a reforma tributária. Nesta sexta, das 9 às 12, no auditório da Sefaz-CE.

Cidadania e ativismo em Fortaleza

A nova presidente, Raquel Dias, com Alexandre Pereira

Ele é negra, tem forte pegada no ativismo social e carrega boa bagagem na gestão pública.

Com esse perfil, a secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município de Cascavel, Raquel Dias, assumiu, nesta quinta-feira (10), a presidência do partido Cidadania, em Fortaleza.

A bancada de vereadores da Capital – Professor Enílson, Kátia Rodrigues e Pedro França -, são os vice-presidentes.

Com a renovação no Diretório e federado com o PSDB do vice-prefeito, Élcio Batista, o Cidadania dá um passo importante, de olho nas eleições do ano que vem.

O apoio à provável candidatura de José Sarto (PDT) à reeleição já está garantida, segundo o presidente da sigla no Estado, Alexandre Pereira.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS