Colunista

Sobe para 62% índice de consumidores brasileiros que conhecem o tema ESG

Porém, 85% dos entrevistados dizem que, no dia a dia, realizam práticas de consumo que não contribuem positivamente para o planeta, segundo o IDV

Hugo Bethlem, membro do Conselho do IDV (Fotos: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O consumidor brasileiro está mais preocupado com temas ligados à preservação do meio ambiente, responsabilidade social e critérios de controle das empresas (ESG, na sigla em inglês para meio ambiente, social e governança). A porcentagem de pessoas que dizem saber sobre o tema subiu de 50% em 2022 para 62% em 2023.

Para quem estuda o assunto, porém, ainda há uma distância importante entre um discurso que demonstra mais conhecimento sobre essas questões e as escolhas efetivas de consumo. Prova disso é que 85% dos entrevistados dizem que, no dia a dia, realizam práticas de consumo que não contribuem positivamente para o planeta.

Os dados constam da segunda edição da pesquisa “Impacto ESG no Varejo”, realizada pela Mosaiclab para o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

Segundo o levantamento, mais da metade dos entrevistados declara que estaria disposto a pagar a mais, de 5% a 20%, por produtos ou serviços que realmente fizessem ações efetivas em ESG. “Nove em cada dez pessoas afirmam que, se soubessem como melhorar seus hábitos, modificariam seu consumo para obter redução no impacto ecoambiental”, diz Hugo Bethlem, membro do Conselho do IDV.

Academia Amazon Sebrae

A Academia Amazon Sebrae chega à sua quarta live, no dia 28 de setembro, e vai debater sobre a internacionalização das pequenas empresas. O objetivo é atrair empreendedores, empresários e interessados em expandir seus negócios para o mercado internacional, especialmente no mercado digital, por meio da plataforma. Ao fim da live, serão disponibilizadas vagas para workshop sobre o tema, em 10 de outubro, também no formato online. Na ocasião, o empresário poderá criar sua página e praticamente começar a operacionalizar as venda. Mais informações: shre.ink/n0Di

Agronegócio

Exportações brasileiras de produtos do agronegócio subiram 6,6% em agosto deste ano, atingindo US$ 15,63 bilhões. O valor correspondeu a 50,4% do total exportado pelo País. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), dois fatores explicam o resultado de agosto: aumento da quantidade exportada e redução de preços.

Exportações

O primeiro fator está relacionado à safra recorde de grãos colhida em 2022/2023, que ampliou a capacidade de excedente exportável no Brasil. O outro fator trata do recuo dos preços internacionais dos alimentos. Segundo o Mapa, os produtos que merecem destaque no mês são milho, soja em grãos, farelo de soja, açúcar e carne de frango in natura.

Sinduscon-CE: oportunidades na área de Habitação de Interesse Social

Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon-CE

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) realizou ontem, em Fortaleza, o 2º Fórum Sinduscon – Oportunidades na Habitação de Interesse Social (HIS) para associados e parceiros que atuam na área. O ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A iniciativa faz parte da programação dos eventos de 2023 e traz novidades e oportunidades relacionadas à HIS com apresentação de cases de sucesso, ações do Estado a fim de viabilizar subsídios para a área, além de atualizações gerais do setor e da Caixa Econômica. O presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, diz que o fórum permite uma conexão com os avanços e desafios na HIA.

Feira oferta 600 vagas de emprego e estágio em Fortaleza

O Grau Técnico Bezerra de Menezes realiza, nesta sexta-feira (22), das 9 às 16 horas, em Fortaleza, mais uma edição da Feira de Empregabilidade. O evento é aberto ao público em geral. Serão ofertadas mais de 600 vagas de emprego e estágio. Os interessados precisam levar É preciso levar carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. A unidade fica localizada na avenida Bezerra de Menezes, 2631, bairro São Gerardo. Informações: (85) 3287- 4857/ 98953-7363

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS