Colunista

Recuperação global de viagens corporativas deve superar lazer em julho, diz pesquisa

Atualmente, as reservas de voos corporativos estão 14% abaixo dos níveis pré-pandemia (2019) e as de lazer, 16%. Os dados são da Forward Keys

Olivier Ponti, vice-presidente de insights da Forward Keys (Fotos: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

No mercado global, a recuperação das viagens corporativas devem ultrapassar a de lazer em julho deste ano, de acordo com pesquisa realizada pela Forward Keys, empresa que possui os dados de passagens aéreas mais abrangentes e atualizados.

“Durante a pandemia do covid-19, as reservas de voos de viagens de negócios demoraram mais para se recuperar do que as de lazer, e atualmente ainda o são. No entanto, essa situação agora parece mudar”, diz o VP de insights da Forward Keys, Olivier Ponti.

Segundo o executivo, desde o dia 30 de maio, é possível observar essa tendência que deverá se inverter em julho, com a recuperação das viagens de negócios superando a recuperação do lazer. Isso porque, conforme os dados da Forward Keys, as reservas de voos corporativos estão 14% abaixo dos níveis pré-pandemia (2019) e as de lazer, 16%.

“Além disso, a diferença provavelmente aumentará no outono, já que as reservas de negócios para setembro estão apenas 1% atrás de 2019, enquanto as de lazer estão 8% atrás. É concebível que a tendência de lazer liderando a recuperação possa continuar se houver um aumento tardio nas reservas de férias de verão. Mas o aumento da inflação, incluindo o preço da hospitalidade e das passagens aéreas, torna isso improvável”, acrescenta Ponti.

Produção industrial cearense

A produção industrial cearense recuou 3,7% em abril deste ano, em relação a março, e 7,8% na comparação com abril de 2022. Com o resultado, a indústria acumula queda de 4,7% no primeiro quadrimestre de 2023, e de 4,4% nos últimos 12 meses. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No País, onde a produção industrial caiu 0,6% na passagem de março para abril, acumulando queda de 1% neste ano, dez dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apresentaram retração em abril.

Alta estação

O mês de julho está chegando e junto com ele as férias escolares, período que movimenta milhares de turistas pelo País. Segundo levantamento do Ministério do Turismo, o setor aéreo deve ofertar mais de 4,2 mil voos extras durante o mês. A região que mais deve receber voos no período é o Nordeste, conhecido por sua extensa costa litorânea.

Turismo

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destaca a importância do período de alta estação para a economia do Brasil. “Com as férias escolares e o clima favorável em grande parte do País, julho atrai uma quantidade significativa de turistas em busca de belas praias, rica cultura, paisagens exuberantes e aventuras emocionantes”, afirma.

Novas usinas em operação comercial no País neste ano somam 4,61 mil MW

Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel

A matriz elétrica brasileira fechou maio de 2023 com avanço de 4.610,20 megawatts (MW). Até 31 de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou a entrada em operação comercial de 144 usinas, sendo 62 eólicas (2.006,9 MW), 55 solares fotovoltaicas (2.033,2 MW), 19 termelétricas (476,7 MW), cinco pequenas centrais hidrelétricas (82,1 MW) e três centrais geradoras hidrelétricas (11,4 MW). Plantas solares e eólicas representam, juntas, 87,6% da capacidade instalada no ano. Considerando apenas maio, a expansão na matriz foi de 1.267,1 MW concentrados em 45 usinas, sendo 17 eólicas (363,9 MW), 24 solares fotovoltaicas (789,8 MW) e quatro termelétricas (113,4 MW).

Yunare Marinho lança livro na Fiec no dia 20 de junho

Yunare Marinho é gerente corporativo na M. Dias Branco

O engenheiro mecânico e escritor Yunare Marinho, atual gerente corporativo de processos industriais na M. Dias Branco, traz a sua experiência de 25 anos no universo corporativo para levantar uma importante discussão sobre cooperação e competição no mundo do trabalho em seu terceiro livro, intitulado “O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações”. A obra será lançada no dia 20 de junho, às 18h30, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS