Colunista

Projeto vai incentivar a integração entre empreendedores do turismo em Fortaleza

SDE lançou edital de licitação a fim de contratar empresa especializada para desenvolver os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de turismo na cidade

Rodrigo Nogueira, titular da SDE (Foto: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico (SDE), lançou edital de licitação do tipo técnica e preço a fim de contratar empresa especializada para o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de turismo, promovendo a integração dos empreendedores da Capital. A iniciativa está ligada ao programa Aldeia da Praia – Fortaleza Cidade com Futuro.

A abertura dos envelopes das empresas interessadas em participar da concorrência pública está marcada para o próximo dia 14 de dezembro. O investimento estimado no projeto é de R$ 1,52 milhão. O contrato com a empresa vencedora da licitação terá 12 meses.

Entre os produtos e serviços a serem contratados pela Prefeitura de Fortaleza, estão a promoção de seminários, cursos, consultorias e fun press, além da realização da Primeira Feira – Empreender é Preciso. O objetivo da feira é divulgar os produtos dos beneficiários do projeto, agregando uma rodada de negócios para os grupos de artesanato e empreendimentos turísticos.

“Por meio desta ação, espera-se beneficiar toda a população da cidade, com a integração de empreendedores locais através da economia solidária”, justifica a Prefeitura.

Santa Casa e Pague Menos

A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e a rede de farmácias Pague Menos anunciam o Programa Amigos da Santa Casa. Com a parceria, a Pague Menos vai repassar à entidade uma porcentagem da compra dos clientes cadastrados no programa, sem gerar nenhum ônus para o consumidor. A iniciativa faz parte da missão da Pague Menos de levar mais saúde aos brasileiros. A Santa Casa realizou, no último ano, mais de 300 mil atendimentos em consultas, diagnósticos e tratamentos e 8 mil em quimioterapia.

Projeto

A BLD Urbanismo, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit), lançaram manual que reúne conceitos, diretrizes, boas práticas e referências da construção de cidades pensadas para as pessoas. A publicação foi construída com a colaboração de urbanistas e master developers.

Hackathon

O Governo do Ceará promove, de 3 a 5 de novembro, a Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios 2022. Durante o evento, será realizado o 4º Hackathon do Conhecimento. As inscrições estão abertas até o dia 3 pelo link
bit.ly/3Dlr0Te. A iniciativa é da Sedet, em parceria com o IncubaUece.

Luís Gastão Bittencourt, presidente da Fecomércio-CE (Foto: Tapis Rouge)

Fecomércio-CE anuncia cinco novas câmaras e mais um conselho

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, realizou reunião para instalação das Câmaras e Conselhos Empresariais (Cace). Durante o encontro, que ocorreu na última semana, foram anunciadas novas cinco câmaras: de Tecnologia e Inovação, Gêneros Alimentícios, Comércio da Moda, Mercado Financeiro e Câmara Brasil Continente Africano (CBCA). Foi definido o modelo de trabalho da Cace, cujas operações começam em novembro. Agora, a Cace passa a ser composta por seis câmaras e um conselho. Além das cinco novas câmaras, também fazem parte a Câmara Brasil Argentina no Ceará (CBACE) e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur).

 

Carlos Brito, ministro do Turismo (Foto: Agência Brasil)

Mais de 900 feiras e eventos já agendados para 2023

O ano de 2023 ainda nem chegou e já está repleto de feiras e eventos agendados em todos as regiões do País, movimentando a economia nacional. É o que mostra o calendário da Feiras do Brasil, que, até o momento, prevê 985 ações para o próximo ano. De acordo com dados do Ministério do Turismo, os setores com mais produção serão os de agropecuária, comercial e industrial, alimentação e bebidas, e empreendedorismo.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS