Colunista

Fortaleza: PT pragmático vai engolir PT histórico – por Erivaldo Carvalho

Luizianne Lins representa o PT histórico / Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Um dos fatos relevantes da curta semana política pós-Carnaval foi a declaração do deputado federal José Airton Cirilo (PT), nesta quinta-feira (15), em prol da candidatura de Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza.

O anúncio do veterano parlamentar soma-se a rumores de que o presidente da Assembleia Legislativa receberá, brevemente, sinalização no mesmo sentido dos também pré-candidatos Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio.

Ambos os deputados estaduais petistas detêm importantes fatias do PT de Fortaleza. Guilherme é o atual presidente da sigla na Capital.

Os movimentos não são isolados. Pelo contrário. Vistos em conjunto, significam que o PT de Fortaleza movimenta-se, fortemente, para lançar Evandro à sucessão do prefeito e candidato à reeleição José Sarto (PDT).

O resultado prático vai significar, também, que o PT histórico, nesse contexto bem representado pela pré-candidatura da deputada federal Luizianne Lins, deverá sucumbir ao PT pragmático.

A propósito, há tempos o PT deixou o romantismo político revolucionário de lado e partiu para a busca do poder. O projeto Fortaleza-2024, uma das prioridades da legenda em nível nacional, fala por si só.

Evandro Leitão caminha para ser o candidato petista

O presidente da Assembleia / Junior Pio/Alece

Grosso modo, há critérios, digamos, mais de cúpula – inclusive nacional -, e o conhecido e animado modelo de prévias para a definição da candidatura do PT em Fortaleza.

Esta última opção é a preferida por Luizianne. Outros setores, pró-Evandro, tentarão o consenso – ou acordo.

É onde entra a declaração de José Airton a favor do presidente da Alece e outros que estão sendo aguardados.

Se a deputada ficar isolada, não haverá muito o que fazer.

De um cidadão acuado
A coluna recebeu o seguinte relato: “Nosso problema com a violência se tornou estrutural e cultural. Eu moro em um bairro de Fortaleza muito impactado. Somos atingidos direto ou indiretamente (…). O cidadão fica encurralado. Finge não ver ou não ser contra. Outros têm parentes envolvidos ou são simpáticos. Enfim, é um problema de difícil resolução. Também há extensão do fenômeno para todo o Estado e nacionalmente. Teremos que conviver com isso e ter cuidado. Usar da inteligência, diálogo e contar com a sorte!!!”

Segurança média
Definitivamente, a chamada sorte de principiante não chegou com Ricardo Lewandowski ao Ministério da Justiça.

Um dos símbolos de eficiência do sistema prisional do País foi maculado com a fuga dos dois detentos.

E não poderia ter acontecido em pior hora: quando o governo Lula, pressionado pela criminalidade, tenta engatar um bom discurso.

Túnel do tempo
Tramita na Alece projeto do Abolição que pretende criar o “Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (Seisp)”. A iniciativa é positiva.

Mas, o que foi feito do “Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste”, lançado, em Fortaleza, no dia 7 de dezembro de 2018?

Eunício está de olho na cadeira de Lira

Deputado mostra disposição de concorrer / Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Eunício Oliveira (MDB-CE) se articula para ser a principal alternativa do Palácio do Planalto à sucessão de Artur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados.

Experiente, o também ex-presidente do Senado Federal e ex-ministro no primeiro governo Lula (PT) afirmou, ao jornal Valor Econômico, que não descarta candidatura.

O momento é oportuno para Eunício, tendo em vista que a maioria dos pré-candidatos, ao contrário do cearense, não se declara, abertamente, governista. Eis o trunfo do emedebista.

Ele sabe que o presidente Lula, que segundo o deputado “ganhou mas não está no poder”, precisa virar o jogo para cima do centrão – que até aqui mandou e desmandou.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS