Colunista

Erivaldo Carvalho: Para Danilo Forte, mobilização desta sexta pode ser o início da virada contra o reajuste

Deputado federal mira no contrato de concessão da Enel / Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Pintados para a guerra contra a Enel/Aneel, a classe política, setor produtivo organizado e entidades aderentes ao consumidor prometem barulhenta audiência pública, para a manhã desta sexta-feira (29), no auditório da Fecomércio, em Fortaleza. Deverá ser um dos maiores movimentos coletivos, de tempos recentes, em prol de uma causa igualmente diversa. Não é para menos. A conta de luz pega todos, de forma indistinta e impiedosa. A pancada média é de escorchantes 24,85%. Na agropecuária, a mordida a mais passa de 32%.

A Coluna conversou com o deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis (FER). Na avaliação do parlamentar, um dos pontos do debate deverá ser a modelagem de atuação da Enel Distribuição. “Vou revelar alguns dados sobre esse contrato, que precisam ser discutidos, para que possamos ter mais transparência”, antecipa Danilo, que complementa: “Será o início de uma grande luta e mobilização dos cearenses contra o contrato abusivo que lesa o patrimônio dos cearenses”.

Prossegue Danilo: “Se não houver uma reação dos segmentos empresariais do Estado e dos cidadãos e cidadãs cearenses, estaremos dando o beneplácito e a aceitação a essa agressão à economia popular em nosso Estado”. Comentário da Coluna: já avaliamos aqui, por mais de uma vez, a importância de o Ceará dispor de parlamentares, federais e estaduais, que demonstrem firmeza na defesa de seus representantes. E, muito de preferência, que tenham conhecimento de causa e vá à raiz do problema. É o caso de Danilo Forte.

Capitão Wagner se prepara para o embate
Licenciado do mandato de deputado federal, o pré-candidato Capitão Wagner (União Ceará-CE) confirmou, em entrevista ao programa Política, da TV Otimista, o que antecipamos aqui, há alguns dias: está em duas frentes. 1) estruturando o partido, que passou a controlar em todo o Estado. Nas tratativas, estão sendo amarrados compromissos e acordos – inclusive com prefeitos municipais e lideranças locais fora do grupo -, para a disputa eleitoral que pinta no horizonte. 2) estudioso, vem se dedicando aos principais desafios do Ceará, segundo ele, cercado de muitas das melhores inteligências do Estado. Foco: Wagner quer apresentar um programa de governo consistente, integrado e com respostas a todos os gargalos que ele vem levantando.

Votação inflada
Não é raro na crônica política, a essas alturas da pré-campanha eleitoral, parlamentares em mandato inflarem a expectativa da votação que receberão em outubro e, na cara dura, projetaram até o dobro do real tamanho que terão nas urnas. É do jogo e do metiê. Afinal, é a tal perspectiva de vitória que, na maioria das vezes, fisga o eleitor com o famigerado voto útil.

Foco na bancada
Um dos partidos com a maior perspectiva de conquista de bancadas parlamentares estadual e federal em 2022, o PDT vem orientando seus nomes mais ilustres a baixarem a bola, ao falarem da votação própria. Um dos motivos seria a estratégia de eleger o máximo possível de candidatos, de forma distribuída, sem, necessariamente, a incômoda vaidade de campeões de votos.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS