Colunista

Erivaldo Carvalho: Centro de Fortaleza, uma boa pauta para a Assembleia e Câmara Municipal

Proposta aborda cultura, turismo e habitação / Divulgação

O maior espaço de compras do Ceará – o Centro de Fortaleza –, foi pauta, nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa. Mas não pelo óbvio aspecto comercial. Vice-presidente da Comissão de Cultura da Casa, Acrísio Sena (PT) defendeu a criação de um colegiado parlamentar – incluiria a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) –, para discutir o que chamou de revitalização do Centro.

O petista destacou que, rico em história, a área concentra 90% dos equipamentos culturais da Cidade. Para Acrísio, um olhar estratégico iria beneficiar, inclusive, o turismo. Citou, também, o aspecto habitacional, tendo em vista o alto déficit da Capital – à noite, o gigantesco quadrilátero fica deserto e inseguro.

Acrísio lembrou que quando presidia o Legislativo Municipal, há uma década, implantou o Fórum Viva Centro. Nesse sentido, vale o registro de outra iniciativa, do então presidente da CMFor, o também hoje deputado estadual Salmito Filho (PDT): transferir a sede da CMFor para aquela área da Cidade. O Paço Municipal está lá.

Apesar de um tanto recorrente, a pauta levantada por Acrísio deveria entrar na prancheta da próxima legislatura estadual, assim como da futura gestão de Gardel Rolim (PDT), à frente da Câmara Municipal.

PDT começa a definir rumos em Brasília e no Ceará

Pedetistas reuniram-se em Brasília / Instagram

Quarto lugar na corrida ao Palácio do Planalto e terceiro na disputa pelo Abolição, o PDT tenta encontrar os caminhos políticos, a serem percorridos a partir de 2023. A sigla reconduziu André Figueiredo (CE) como líder da bancada na Câmara dos Deputados. Roberto Cláudio participou da reunião da Executiva Nacional. O partido deve estar do governo Lula. Já no Ceará, segue a incógnita sobre a posição em relação ao governo Elmano Freitas (PT).

Natal Solidário da Anoreg-CE
O brasileiro é um dos povos mais solidários do mundo, segundo relatório da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF). Nessa vibe, a diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), liderada pelo deputado estadual eleito Cláudio Pinho (PDT), promove o Natal Solidário. A ação vai até o dia 23 próximo. Qualquer pessoa, além dos associados, podem participar. São aceitas fraldas geriátricas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e outros tipos de doações. (85) 3038-9496.

Título do Capitão
O deputado federal Capitão Wagner, ex-candidato ao Governo do Estado, em 2022, recebe Título de Cidadão Mucambense, no município de Mucambo (Zona Norte), nesta quinta-feira (8). Ex-parlamentar, a partir de 1º de fevereiro de 2023, Wagner preside o União Brasil no Ceará – por onde pretende seguir atuando, politicamente.

Max Gehringer
O administrador e escritor Max Gehringer (CBN, TV Globo) faz palestra, nesta quinta-feira (8), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), durante o VII Encontro das Comissões Temáticas da OAB-CE. O evento é parceria da OAB Ceará, Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE). Gratuito.

Inflação movida a gasolina

Autor da lei, Danilo Forte absteve-se de votar pelo acordo / Cleia Viana/ Câmara dos Deputados

Questionada por estados, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), a lei complementar 194/22, que reduziu a arrecadação de ICMS sobre gasolina, comunicação e energia elétrica, entre outros itens, será mantida. Ou seja, a Corte diz ser constitucional. Entretanto, através de acordo, um dos principais itens, a gasolina, será retirada da lista de produtos essenciais. Na prática, significa que os entes federados seguirão, em parte, a lógica de arrecadar mais, em detrimento da economia popular e da alta inflacionária. O deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), autor da lei e representante do Congresso Nacional na Comissão de Conciliação, do STF, absteve-se na votação. Fez certo.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS