Colunista

Energias limpas: transformações sociais já estão acontecendo

Danilo Forte (PSDB-CE) é presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis / Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A região Nordeste do Brasil caminha para ser um centro produtor de energia limpa em escala global. Para o deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE), presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis (FER), em Brasília, haverá impactos na economia de dimensões históricas. A rigor, essas transformações já estariam acontecendo, segundo mostra a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Todos os municípios onde foram implantados parques de geração de energia tiveram melhorias significativas, superiores a vinte por cento, aumentando a distribuição de renda e gerando empregos”, afirma o deputado federal. Trata-se de uma revolução.

Os grandes ciclos econômicos existem em função de suas condicionantes históricas. No Ceará, já fomos a civilização do couro e cultivadores do ouro branco. Com isso, vieram as indústrias têxteis e polos calçadistas. Mais recentemente, serviços, turismo e conectividade incrementaram esse portfólio. Agora, uma nova página está sendo virada. Com a logística instalada e a perspectiva do hidrogênio verde, offshore e outras matrizes, o Ceará entra em uma nova era. Em paralelo, ressalta o parlamentar, o Brasil precisa desestimular tecnologias poluentes. Danilo está correto. Isso é ter visão de futuro. A Idade das Pedras não chegou ao fim porque acabaram-se as pedras.

Luís Roberto Barroso, o carteiro
O discurso, recheado de críticas, alfinetadas e até ironias de Luís Roberto Barroso (STF), na despedida da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve nome, sobrenome e endereço: Jair Messias Bolsonaro, 3º andar do Palácio do Planalto, Brasília, DF. Defesa dos princípios democráticos, das urnas eletrônicas, e condenação da desinformação e outras atitudes nocivas foram uma constante na fala do ministro do STF. Embora polido, Barroso cravou algumas frases, como essa: “Não há remédio na farmacologia jurídica para maus perdedores”. Anotou? Tem mais: o sucessor, Edson Fachin, já avisou que vai manter a mesma linha. Em agosto, assume Alexandre de Moraes. Ou seja, vem por aí muita carne de pescoço para o bolsonarismo na Justiça Eleitoral.

Sábado literário
O novo espaço da Biblioteca Estadual (subsolo) recebe, neste sábado (19), escritores e editoras cearenses, na Pré-Bienal do Livro do Ceará. A escritora Ana Karla estará lá, vendendo seus livros e os da Editora Lumiar. Ana karla vai lançar, até julho, a coletânea de crônicas “Pandemônio”, com grandes cronistas nacionais. E até o fim do ano tem mais novidade: vem novo livro do
Belchior por aí…

Mundo animal
Neste período pré-eleitoral, praticamente todos os personagens políticos inflam o passe – para ir ou ficar no partido ou negociar posições em chapas e listas. É legítimo. Negociação envolve psicologia. Na natureza também é assim: por instinto, os animais arrepiam o pelo, para parecerem maiores. Em regra, diante de futuros parceiros ou potenciais oponentes, isso pode fazer a diferença.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS